Título da Redação: Terceira idade: quando somente boas condições materiais não bastam.

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Mari Z


Já dizia o filósofo grego Aristóteles: "o conhecimento vem dos sentidos, das vivências.". Uma pessoa que completa 70 anos em 2015 foi contemporânea à Guerra Fria, à construção do Muro de Berlim e à repercussão sociocultural desses fatos e outros. É evidente, pois, que um idoso, por seu tempo de vida e quantidade de experiências, carrega consigo sabedoria. Nesse contexto, surge a pergunta: nossos idosos estão sendo valorizados da forma que merecem?

Valorizar o idoso não significa apenas garantir conforto e acesso a bons tratamentos médicos. Na Idade Média, embora não existissem leis civis que regulamentassem os Direitos Humanos, as famílias consideravam atenção, carinho e pedidos de conselhos como sinal de respeito aos mais velhos deveres morais. No Brasil atual, o Estatuto do Idoso garante, teoricamente, que as pessoas acima de sessenta anos sejam acompanhadas e bem cuidadas. No entanto, a negligência de filhos e netos é muito comum: estima-se, de acordo com a revista Veja, que 60% dos idosos já sofreram ameaças de abandono.

No geral, as qualidades da terceira idade não são devidamente apreciadas. Não obstante, algumas iniciativas demonstram que há, sim, esforços para mudar essa realidade. Um exemplo é o encontro Boa Experiência, promovido em Caxias do Sul (RS). A fim de reunir pessoas acima dos sessenta anos para conversar, dançar e até para aprender informática, o programa resgatou a alegria e o sentimento de cidadania de muitos idosos. Essa ideia deveria, portanto, ser expandida em uma parceria entre governos e entidades filantrópicas.

Ademais, as escolas também poderiam contribuir, incentivando a visita de seus alunos aos "lares da velhice" e o diálogo com seus moradores. Os professores de História e Literatura criariam um trabalho em conjunto, no qual os alunos devem questionar os idosos sobre fatos históricos que vivenciaram e sobre livros que costumavam ler na juventude. Dessa forma, poder-se-ia desenvolver nas crianças sentimentos de apreço e amor aos mais velhos, o que beneficiaria diretamente as relações entre filhos, pais e avós.

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