Título da Redação: Um Brasil para todas as Idades

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Brunossis


A população brasileira acima dos 65 anos é desvalorizada de forma holística. Ela sofre com o descaso tanto da sociedade quanto do governo e do meio privado. Esses são os responsáveis pela vida de um idoso se tornar menos prazerosa, quando ela deveria ser mais alegre, garantida e interessante.
Através da falta de respeito, gratidão e valorização a sociedade usurpa os direitos da população longeva, visto que ocupa assentos preferenciais nos coletivos, entra na fila preferencial dos supermercados e tenta ser atendida primeiro nos hospitais. Todos esses casos constituem-se como erros do indivíduo com aquele que um dia lhe “foi” útil, seja pagando impostos, prestando serviços ou contribuindo com o desenvolvimento do País.
O governo, por sua vez, não promove a fiscalização adequada das obrigações – previstas no Estatuto do Idoso – que a sociedade deve ter com os mais velhos. E, além de não assegurar os direitos, o Estado também torna a vida dessas pessoas mais difícil, pois intensifica a burocratização de procedimentos que dão acesso a benefícios para esse público.
Além disso, os idosos têm de lidar com o setor privado, o qual não os vê com alguma utilidade, uma vez que acredita cegamente no modelo capitalista – sistema esse que apesar de ter trazido uma certa prosperidade para o mundo atual, não têm os mais velhos como um meio de produção.
Fica evidente, portanto, que os idosos do século XXI no Brasil têm de lidar com uma sociedade desprovida de educação, um governo omisso e um sistema negligente. Logo, cabe ao indivíduo se conscientizar e buscar respeitar os direitos dos mais velhos, assim como é dever do governo garantir que o direito aos benefícios sejam respeitados e de fácil acesso, de maneira que aumente os fiscais nesse âmbito e diminua a burocratização, respectivamente. Quanto ao setor privado, sugere-se que crie postos de trabalho – para pessoas com mais de 65 anos –, invista em academias especializadas e faculdades de gerontologia. Dessa forma o Brasil será, realmente, um País para todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018