Título da Redação: Um envelhecimento de qualidade

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por thaiz geovana


"O Brasil é o país do futuro, sempre". A proferida frase, do escritor Millôr Fernandes, evidência o potencial brasileiro em garantir o bem estar social a todos da nação. As altas taxas de fecundidade do passado somadas com a baixas taxas de mortalidade do presente, resultam segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma população cada vez mais envelhecida com números significativos no ano de 2030 se comparada com a faixa etária jovem. Com isso, o Brasil deve de enfrentar desafios antecipadamente para garantir condições de vida dignas aos idosos futuramente.
Em primeira análise, deve-se compreender que esse fato já é existente em países desenvolvidos. Logo, se tornou necessária a atenção governamental e do corpo social em relação as adaptações e mudanças tomadas pelo Estado em benefício da terceira idade. Tem-se como exemplo países como o Canadá, que criou bolsas afim de oferecer aos cidadãos uma melhoria em suas casas para lhes garantirem conforto na velhice.
Contudo, a questão do envelhecimento no Brasil é algo de tratado de forma negativa. Portanto, o termo "Crise da Velhice" é predominante quando se trata dessa questão, ou seja, apenas se lembra do setor financeiro do país, que teme a pressão sobre o sistema previdenciário e a queda do crescimento econômico. Assim, as questões relacionadas a qualidade de vida e a inclusão de idoso socialmente são ignoradas.
Diante das circunstâncias supracitadas, perce-se a carência de políticas públicas brasileiras voltadas a terceira idade. Portanto, é necessário que o governo invista em projetos que objetivem a assistência, asilamento e a convivência - como oficinas de trabalho e casas de cuidados diurnos ou noturnos- ; além de investimentos em saúde publica preventiva e de acompanhamento familiar; também deve-se legislar leis que busquem adaptarem espaços públicos e privados afim de garantir melhor acesso de idosos. Ademais, tais feitos devem sem impulsionados por ong's como a OMS (Organização Mundial de Saúde) que possam estabelecer prazos para tais mudanças. Assim, o Brasil é capaz de garantir uma equidade aos seus habitantes como as expectativas de Millôr Fernandes para o futuro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018