Título da Redação: Uma nova era para a população do Brasil

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Felipe Ricardo


É evidente que o número de indivíduos idosos, na população brasileira, é crescente e as taxas de fecundidade, ou seja, quantidade de filhos por mulher está em declínio, em que é um fator bem favorável ao aumento de idosos, pois não há ''renovação popular''. Nesse contexto, com a intensificação do envelhecimento da população do Brasil, cabe analisar o porquê desse acontecimento, bem como seus efeitos.
Inicialmente, cabe avaliar o que leva ao envelhecimento da nação brasileira. Isso ocorre porque tal problema está relacionado, também, com uma melhor expectativa de vida. O Brasil é um país em desenvolvimento, assim, ampliando ainda mais a tecnologia e a medicina, dessa forma, melhorando a total condição e expectativa de vida do brasileiro. Exemplo disso é que, segundo o IBGE, hoje, 13% da população é considerada idosa, acima dos 65 anos, e a tendência é que no ano de 2060 ultrapasse, aproximadamente, os 28%.
Por conseguinte, cabe observar os efeitos causados pelo crescimento da população idosa. Tais cidadãos longevos são uma população economicamente inativa, pois não geram mais riqueza ao país como geravam, sendo assim, só gerando gastos, como na aposentadoria. Assim, tal fator, de crescimento, gera um acúmulo de gastos ao governo, agindo negativamente à economia brasileira. Prova disso é que segundo a Fundação Getúlio Vargas, em 1960, a proporção era de 8 pessoas ativas economicamente para 1 aposentado, nos dias atuais a proporção é de 2 pessoas ativas para 1 aposentado.
Fica claro, portanto, que uma grande população de idosos gera gastos à economia brasileira. Dessa forma, a fim de balancear a população, o governo poderia viabilizar a criação de campanhas para um estímulo ao aumento da taxa de fecundidade do Brasil, pois isso visaria a um crescimento, no futuro, à população economicamente ativa. Assim, gerando futuros lucros para a nação, afinal, segundo Nelson Mandela: ''É preciso que uma nova era comece''.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018