Título da Redação: Velhice no Brasil

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há mais de 3 anos por Maria Gabriele Rodrigues


Em tempos passados, idosos eram vistos como anciãos, velhas pessoas sábias muito respeitadas por sua vasta sabedoria e experiência, recebiam grande atenção e reconhecimento dos mais jovens que procuravam aprender com os mais velhos.
Atualmente, a imagem do idoso na sociedade foi modificada, sendo visto como uma figura frágil e incapaz. Devido a isso, no Brasil, o indivíduo que possuí mais de 60 anos tem direito a aposentadoria, acentos especiais em transporte público, preferência em filas entre outros benefícios. A aposentadoria apesar de visar uma melhoria no estilo de vida, beneficiando a população mais velha nem sempre cumpre seu papel, pois o indivíduo fica impossibilitado de exercer qualquer função desperdiçando toda sabedoria e disposição que lhes resta, afinal nem todos os idosos são incapazes de realizar trabalhos que não afetam sua saúde, contribuindo para a renda, já que muitas vezes a aposentadoria não é suficiente, principalmente no momento de crise que estamos vivendo no Brasil.
O idoso é excluído socialmente, sempre sendo deixado em segundo plano sem ter suas necessidades atendidas e sendo desprezado junto com sua experiência, tendo que sempre tentar provar sua capacidade, ser aceito socialmente é uma de suas maiores dificuldades em um país onde a beleza da juventude é cultuada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018