Título da Redação: "VELHOS BRASILEIROS"

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Vitor Luciano Oliveira Tomé


O desenvolvimento de políticas voltadas para urbanização e aos orgãos de saúde, educação, transporte e etc, ainda que precários, permitiram ao Brasil aumentar sua longevidade, alcançando um novo estágio de desenvolvimento demográfico. Onde nessa fase, as taxas de mortalidade e natalidade são baixas, dando um caráter de envelhecimento da população. Entretanto, mesmo que o aumento do número de idosos seja um indicativo de melhoria na qualidade de vida, é negligência afirmar que o Brasil esteja em uma "posição ideal". Pois junto com o envelhecimento da população, surgem cada vez mais desafios, tanto para a sociedade quanto para o Estado enfrentarem.
Esses desafios ilustram o despreparo em que os cidadãos e o Estado brasileiro possuem para com os idosos, desde ao atendimento em um hospital público e ao respeito à um assento preferencial. Não sendo incomum, casos noticiados em que idosos morreram por simples falta de atendimento médico, ou situações do cotidiano, como avistar dentro de um transporte público, pessoas ocupando o assento preferencial sem real necessidade, enquanto aqueles que precisam fica em pé. Sendo esses exemplos, apenas alguns de muitos, que definem a precariedade em que a população mais velha se encontra.
E além disso, esta marginalização da "velhos brasileiros", constrói barreiras ao potencial de mão de obra que ela tem a oferecer. Uma vez que, o mercado de trabalho encontra-se cada vez mais desfalcado de profissionais qualificados e com experiência, recorrer à contratação de idosos seria uma maneira de amenizar tal problema.
A partir deste panorama, para combater e minimizar a atual situação, é necessário construir uma educação que valorize a ética e a cidadania, melhorar a infraestrutura de hospitais, transportes e etc, construindo novas unidades e fiscalizando a forma que os mesmos atuam, humanizando o atendimento e também é preciso incentivar a inserção dos idosos no mercado de trabalho. Tendo orgãos como Ministério da Educação, da Saúde, do Transporte e etc, a mídia e a própria população brasileira, papel fundamental em tomar medidas que auxiliem o Estado neste processo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018