Título da Redação: "Via de duas mãos"

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gui


Melhorias na qualidade de vida da população de um país em desenvolvimento trás consigo significativas transformações socioeconômicas, a expectativa de vida é uma delas. Diante disso, o envelhecimento da população requer destaque em meio aos segmentos governamentais. A idade avançada exige tratamentos diferenciados, que garantam boa adaptação aos modelos da sociedade atual.
Dentre os inúmeros motivos que influenciam o aumento da expectativa de vida da população de um país estão as melhorias na alimentação, saneamento, saúde, segurança e condições trabalhistas. As alterações de aumento no topo da pirâmide etária do país, portanto, revelam estar diretamente ligadas a esses fatores. Além disso, a chamada “melhor idade” gradativamente deixa de lado a monotonia da aposentadoria e se dedica à saúde e envolvimento profissional, não encerrando sua carreira e afastando-se das experiências ao aposentar-se.
Em conseqüência disso, o número de idosos – ou seja, pessoas com mais de 60 anos de idade – ainda empregados, cresce a cada ano. A idade avançada exige cuidados e despesas extras. O valor gasto com medicamentos e cuidados especiais como na alimentação e deslocamento, por exemplo, muitas vezes ultrapassam os limites do salário dos aposentados beneficiados pela Previdência Social, programa público que, baseado em impostos gerados durante o tempo de trabalho, assegura direitos econômicos ao indivíduo contra riscos, como o desemprego, idade avançada ou doenças. Assim, esses motivos levam idosos a procurar um meio de renda extra ou, do contrário, adaptar-se à realidade econômica e social enfrentada por grande maioria dessa crescente parcela populacional.
Diante do avanço de um país, há sempre transformações enfrentadas pela sociedade. O envelhecimento da população brasileira deve ser encarado como fator positivo, pois reflete a melhoria na qualidade de vida de parte da população. Para isso, são necessárias medidas que beneficiem tanto a população quanto o Estado. Inserir a população idosa na atual realidade, usando como meio a inclusão digital e um ensino base de qualidade resolveriam uma das vias do problema, pois possibilitaria trabalhos adequados às pessoas com idade avançada - assim contribuindo com a Previdência Social. Concomitante a isso, como resultado dessas medidas, há possibilidade do aumento no apoio financeiro aos aposentados, garantido, assim, a qualidade de vida também após a aposentadoria.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018