Título da Redação: Viver mais e melhor

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há cerca de 3 anos por Alisson Hirle Goncalves


Como o aumento significativo da qualidade de vida e a queda constante da taxa de natalidade o percentual de idosos na sociedade brasileira vem subindo ano a ano, isso apesar de ser ótimo para a população, traz desafios econômicos e sociais.
Primeiramente, é importante avaliar o impacto desse aumento expressivo de aposentados no sistema previdenciário. No presente a Previdência Social já está deficitária, estudos indicam que em um futuro breve o número de dependentes vão superar os pagadores do INSS, resultando na falência do sistema, isso indica que o governo deve buscar novas formas de renda para os aposentados.
Convém apontar, também, a falta de preparo para acolher esses idosos. Eles sofrem com a falta de acessibilidade e atendimento especializado nos serviços públicos e privados. São vítimas ainda de discriminações como piadas e segregações por parte dos outros grupos sociais, tudo isso revela o ambiente hostil em que essas pessoas vivem atualmente.
Portanto, para melhorar a qualidade de vida dos mais velhos, o governo deve incentivar o retorno ao trabalho e investimento em fundos afim de garantir renda a essas pessoas, ONG devem pressionar serviços e conscientizar a população para melhorar o acolhimento dos idosos na comunidade, assim a terceirizada vai viver mais e melhor.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018