Título da Redação: A (SUS)peita do SUS

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


O programa Saúde da Família pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, estabelece que a saúde é um direito de todos. No entanto, a falta de materiais e medicamentos tem sido um desafio a ser enfrentado na rotina de muitos médicos. Desse modo, para haver um atendimento de qualidade, até que ponto é necessário a intervenção dos profissionais para reverter tal situação ?
A Grã Bretanha é conhecida por possuir o sistema de saúde pública com a melhor qualidade do mundo, no qual os médicos recebem o mesmo salário desde grandes cidades até províncias com matérial para trabalho completo. Entretanto, no Brasil, a falta de remédios e leitos hospitalares são problemas que se agravam a cada ano. Nota-se não só, pela quantidade de pacientes atendidos nos corredores dos hospitais, como também por profissionais que compram medicamentos para a população devido a escassez deste no estabelecimento.
Segundo a ética do existencialista Jean Paul Sartre, as escolhas individuais resultam na responsabilidade coletiva, dessa forma ocorre com o sucateamento do SUS, que é refletido em toda a população pois a maioria é dependente do mesmo. Faz-se preciso ressaltar que tal programa é modelo para demais países devido sua perfeita teoria, embora sua prática possua falhas evidentes que tem degradado a saúde da população e agravado casos simples. Além disso, é visível a quantidade de médicos que cuidam de doenças e não de doentes, o que piora a qualidade da consulta.
Em suma, com o objetivo de minimizar a situação é promover o que é dito no SUS, é preciso que o Ministério da Saúde, não apenas disponibilize materiais adequados, como também medicamentos acessíveis a população de baixa renda. Ambos com a finalidade de melhorar a consulta, uma vez que não é completa apenas com a presença de um profissional. Desse modo, o país investirá em qualidade de vida e bem estar, contrariando o atual cenário de "suspeita do SUS" sobre a saúde social.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018