Título da Redação: Relação médico-paciente: humanização é fundamental

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Nat Jesus


A humanização no atendimento à saúde tem sido objeto de discussão nacional e internacional. O distanciamento entre profissional e o paciente é cada vez mais comum, e pode ser ocasionado por uma série de fatores; que vão desde a deficiência estrutural e de recursos hospitalares à fatores psicossociais.
Sabe-se que o acesso saúde básica e de qualidade é precária no Brasil. Em sua grande maioria, os hospitais brasileiros sofrem com a má estrutura e a falta de recursos. Medicamentos, luvas, macas e até profissionais de saúde estão em deficiência. Muitos médicos e enfermeiros optam por trabalhar em empresas privadas devido a melhores condições de trabalho.
Além disso, esses profissionais geralmente trabalham em jornadas duplas ou triplas, não conseguem conciliar a vida pessoal com a profissional e sofrem com a sobrecarga e o cansaço. Juntos, esses fatores, em grande parte dos casos, são os responsáveis pela falta de sensibilidade com o paciente, fazendo com que o mesmo se torne apenas mais um número. Notoriamente, existem também profissionais mal qualificados e outros que estão nesta área apenas para fins lucrativos.
Há pesquisadores que confrontam a humanização com o avanço tecnológico. Com o argumento de que em meio a tantas máquinas, o contato com paciente também se torna mecânico, fazendo assim com que o profissional lide de forma fria e calculista com quem está sendo atendido.
Fica claro que o Estado tem o dever de priorizar e melhorar a estrutura dos hospitais e de investir no fornecimento de recursos, qualitativos e quantitativos, necessário. A relação entre a tecnologia e o profissional deve ser conciliada e, esse, deve passar a ouvir o paciente e ter maior cautela com os casos atendidos. Para isso, os profissionais e os futuros profissionais devem ter consciência de que lidarão com vidas e, as faculdades devem adicionar aos cursos da área de saúde disciplinas que preparem seus alunos para esse cenário.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018