Título da Redação: Saúde pública : corrupção e vergonha

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Com a chegada do século XXI, os avanços na medicina parecem ter alcançado um patamar máximo. De modo que todos os dias, notícias relacionadas à cura de alguma doença e descobertas importantes em grandes hospitais são divulgadas. Todavia, apesar de tantos avanços na saúde, o povo continua, por vários motivos, a sofrer e por vezes morrer em condições precárias em hospitais públicos.
O primeiro e mais importante fator que leva a isso é o próprio desinteresse governamental. De fato, os políticos, não só brasileiros como da América Latina em geral, têm uma preocupação simplesmente voltada à popularidade momentânea. Assim, é preferível investir em construção de praças e parques públicos que trazem atenção e fama imediatos do que investir em escolas e hospitais, que demoram algum tempo para trazer resultados.
Além disso, há também que se destacar a corrupção. Por vezes, o pouco que é dedicado à saúde pública, acaba sendo desviado por políticos regionais. Assim, os hospitais públicos continuam a ter situação precária e o número de pacientes condenados a morre em indignos leitos - ou até mesmo nos corredores - não para de se multiplicar.
Por fim, é notória no Brasil a falta de médicos. Isso gera vários problemas e o maior deles é definitivamente o alto custo das consultas na rede particular, tornando-a ainda mais inacessível para a população. Essa situação, neste país, já passou a ser motivo de vergonha, e de fato, este é um dos países onde a rede particular de saúde mais arrecada dinheiro.
Desse modo, percebe-se que a saúde brasileira ainda está longe de ser humanitária. Para reverter isso, é imprescindível que haja um combate à corrupção através de um incentivo midiático que mobilize a população. Em relação à falta de médicos, é importante que várias faculdades de medicina sejam abertas e que programas como o mais médicos continuem a ser incentivados. Com isso, em um futuro próximo, os profissionais de saúde serão vistos apenas como profissionais e não mais como "semideuses".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018