Título da Redação: Brasil de fraldas geriátricas

Proposta: Envelhecimento da população brasileira: os novos desafios

Redação enviada há quase 2 anos por usuário anônimo.


Consoante ao pensamento do sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico", sendo todas as partes igualmente vitais para o perfeito funcionamento social. Dessa maneira, para que o organismo seja coeso, faz-se necessário a existência integral de uma equidade política e cultural. Todavia, no que tange a população idosa, esse ideal se torna sofista e hipócrita em um país que declara-se globalizado e evoluído e, não obstante, perpetua atitudes de abandono e descaso.
Desde os anos de 1970, com a inserção da mulher no mercado de trabalho, a população começou a decrescer sua taxa de natalidade no Brasil. Com isso, no decorrer dos anos, a pirâmide etária começou a inverter-se, apresentando a pouca mão de obra jovem existente e um grande contingente de pessoas na terceira idade. Nessa ótica, sob a perspectiva atual brasileira, o Estado entra em crise econômica, sem condições de arcar com as despesas desse grupo emergente e este sofrendo com a péssima infraestrutura estatal oferecida.
Contudo, apesar da atual instabilidade política e econômica, está previsto pelo Estatuto do Idoso, na Constituição Federal de 88, que o idoso goza de todos os direitos fundamentais e inerentes à pessoa humana. Sendo assim, obrigações como saúde, moradia, alimentação e lazer, a exemplo, são de absoluta responsabilidade do Governo. Todavia, a maioria dessas assegurações são vistas apenas no papel, a terceira idade sendo vítima de descaso dos familiares, frequentemente vista como "peso morto", e da omissão do Estado, sem seus respectivos respaldos legais, apesar de ter doado uma vida de trabalho à Nação.
Sendo assim, torna-se imprescindível a ação da mídia através de cartilhas que valorizem os idosos e discutam a reinclusão ativa da terceira idade nas famílias contemporâneas. Além disso, o Governo deve aliar a educação pública à terceira idade, através de políticas afirmativas que forneçam moradia e alimentação gratuitas àqueles universitários que se despuserem a morar em asilos junto com os idosos, fazendo companhia e ajudando nas necessidades estruturais. Quem sabe assim o ideal durkheimiano possa ser finalmente honrado.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Bárbara Heliodora

    Olá, tudo bem? Sobre a locução "através de" ela quer dizer "de um lado para o outro", "ao longo de" e pertence a família do verbo "atravessar" e, por isso, só deve ser usada nos sentidos citados. Pesquise o emprego dela e estude locuções que podem vir, de fato, com sentido de "meio" e "instrumento" no texto. Sobre o seu desenvolvimento, o texto está bem desenvolvido, pois você soube trazer bons argumentos externos e soube, também, relacioná-los com o seu ponto de vista, portanto, parabéns e continue assim. Bons estudos!