Título da Redação: A Água

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Andre Diniz


A água é um recurso natural indispensável para a vida humana, pois diverge em várias utilidades essenciais ao homem. O Brasil, atualmente, passa por um período de seca na região sudeste, o que pode ser bastante prejudicial ao ser humano. Porém esse fenômeno ocorre por contribuição do próprio homem. Contudo, o enfrentamento dessa seca poderá conscientizar a população para impedir secas futuras.
A crise hídrica enfrentada pelo Brasil, hoje, é fruto de um cenário climático que sofreu modificações por um longo tempo. A poluição do ar e o desmatamento são os principais para essas mudanças climáticas. Isso ocorre pois a partir da Revolução Industrial e da expansão da industria, a emissão de dióxido de carbono agravou, contribuindo, anos depois, para o efeito estufa. O efeito estufa ocasiona um aquecimento que, junto ao desmatamento - que atrapalha o ciclo da água - pode resultar no fenômeno de desertificação, que proporciona a seca. As mudanças climáticas podem ser prejudicial não só ao homem, mas também à animais.
Várias espécies acabam sendo extintas por culpa de fatores como as mudanças climáticas. Como exemplo, pode-se ver o derretimento das calotas polares, que dificultam a sobrevivência de animais que se afogam com a queda das geleiras. Isso também ocorre nas correntes marítimas, que podem ser alteradas pelo clima, afetando o organismo dos animais aquáticos e matando-os. Portanto, a seca que ocorre no Brasil e a extinção de animais são consequências das atitudes do próprio homem.
Dessa maneira, as mudanças climáticas que enfrentamos hoje é consequência de atitudes do próprio homem. É necessário que a emissão de gases poluentes seja amenizada, com a instalação de sistemas de controle de emissão desses gases nas indústrias. Além da substituição desses por biocombustíveis e etanol nos automóveis. Outra medida essencial é o reflorestamento, que, além de reestruturar o ciclo da água, é importante para o sequestro de dióxido de carbono. Mediante essas medidas, conseguiremos aumentar a sobrevivência do ser humano e de outros animais, como também, a sobrevivência do planeta Terra.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018