Título da Redação: A barragem de lama

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


A barragem de Fundão, da Samarco, era uma das barragens que serviam pra armazenar os rejeitos de mineração da área.
Ela se rompeu no dia cinco de novembro de dois mil e quinze e liberou milhões de metros cúbicos de lama, do qual é composta, segundo a Samarco, de óxido de ferro, água e areia apenas.
De inicio, pensava-se que duas barragens haviam se rompido, mas na realidade, a de Fundão se rompeu e fez com que a barragem de Santarém transbordasse.
Os primeiros prejuízos foram vistos logo após o acidente, municípios inteiros próximos foram invadidos e destruídos pela lama, casas, comércios e vidas, tanto humanas como animais foram destruídas em pouco tempo, sem contar que, como a lama vai demorar pra secar, e quando secar, criará uma camada por cima da terra que impossibilitará a agricultura e a construção de casas por falta de sustentamento.
Os impactos ambientais foram diversos, mesmo a lama, segundo a Samarco, não sendo tóxica, em grandes quantias como a liberada pela barragem conseguiu destruir a biodiversidade da região, já que afetou 3 rios de inicio, Gualamaxo, Carmo, e o principal, Rio Doce, que percorre cortando o estado de Minas Gerais e Espirito Santo para desaguar no mar. Após o acidente com os rios, milhares de peixes foram mortos por lama, sem contar que afetou a água dos rios, tornando-a impropria para consumo.
Sem contar todas as mortes e tornando a água impropria para consumo, ainda há a chance dos rios terem seus cursos alterados, soterração de nascentes, a destruição de toda a mata ciliar em volta dos rios e como o Rio Doce deságua no mar, pode causar danos às áreas de preservação e ecossistemas próximos alem de também afetar todas as cidades que seguem ao curso do rio e inclusive chegar a atravessar por Espirito Santo.
Uma solução viável seria um programa para re-alocar esses desabrigados para casas em volta ou em abrigos como medida provisória e construir barreiras de contenção ao curso do rio para sedimentar a lama e parar seu avanço antes que deságue no mar, tentando impedir uma maior destruição de ecossistemas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018