Título da Redação: Ação do Homem, reação da natureza

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Lwiza Fonsêca


A Revolução Industrial trouxe consigo preocupantes fatores que se agravam cada vez mais com o decorrer dos tempos. O advento das máquinas possibilitou a produção em larga escala e para isso foi necessária uma maior exploração dos recursos naturais, desmatando e poluindo de modo descontrolado. Contudo, a natureza é frágil e não suportou por muito tempo os danos a qual era exposta. Os impactos vivenciados pelo Brasil possuem ainda características singulares quando levado em conta seu contexto de exploração devido às principais práticas econômicas.
As mudanças climáticas já são sentidas em todas as partes do planeta. A situação do Brasil ganha atenção por ser um dos maiores países agropecuarista e por ser um dos maiores exportadores de alimentos, tendo como consequências o desmatamento de milhares de quilômetros quadrados de território. A Mata Atlântica é um dos biomas que sofreu bastante com a exploração desde o Período Colonial, restando pouco de sua área que passou a dar espaço para a atividade industrial, que é outra prática muito poluente, devido ao despejo de gases na atmosfera, dejetos inadequadamente abandonados e pela exploração dos recursos naturais.
Diante de tudo isso, é notório que o Brasil sofra com as transformações dos fenômenos naturais que vêm se agravando, regiões que sofrem com secas ou com alagamentos são exemplos das irregularidades no clima. As mudanças climáticas interferem, seja de modo direto ou indireto, nas bases econômicas do país como na agropecuária e geração de energia pelas usinas hidrelétricas, que tem por base a utilização da água, recurso altamente ameaçado e por essa razão comumente é discutido. As consequências afetam e põe em risco toda a biodiversidade.
Desse forma, as mudanças climáticas vêm sendo postas em pauta, visto que, o mundo está sofrendo com tudo isso. No Brasil é imprescindível pôr em prática ações sustentáveis. Cabe à sociedade fazer sua parte economizando água e despejando o lixo no local correto. O governo deve realizar rigorosas fiscalizações e propor às indústrias que assinem acordos que garantam a exploração controlada, práticas de reflorestamento, uso consciente do meio ambiente sem gerar grandes impactos, controle da emissão de gases poluentes e, além disso, incentivar a adubação verde nas práticas agrícolas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018