Título da Redação: Ação, já!

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gustavo Klug


Com o avanço industrial, o crescimento populacional e o aumento do fluxo de veículos, são alguns fatores que contribuem para o aumento do aquecimento global e emissão de gases poluentes como o CO2 e os CFC's que destroem a camada de ozônio. Diante disso, torna-se preocupante o futuro do planeta quanto às mudanças climáticas causado por interferências humanas.
Desde o século XVIII, com o início da Revolução Industrial, já iniciavam processos de emissão de gases poluentes e junto a isso ocorreu o Êxodo Rural, levando pessoas a residir e trabalhar nas cidades contribuindo para um aumento populacional, e isso vem se agravando cada vez mais no Brasil e no mundo. Atualmente, o cenário brasileiro é marcado por uma desordem climática em todas regiões, como seca no Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste e inundações no Norte e no Sul. Tais problemas são oriundos de desmatamentos e queimadas para expansão do agronegócio e contrabando de madeira, queima de combustíveis fósseis, descarte incorreto de resíduos sólidos, etc. que prejudicam a homeostase do planeta e agravam o efeito estufa.
O aumento do uso de produtos industriais e geração de energia gera consequentemente uma demanda maior por matrizes energéticas como no caso do Brasil, os recursos hídricos são bastante utilizados. Entretanto, com toda a série de mudanças climáticas, o país sofre com uma crise de água. Isso se explica pelo fato do desmatamento da Floresta Amazônica, que é de suma importância para a manutenção do clima do país, regulando-o trazendo umidade pelas massas de ar.
Diante disso, faz-se necessário ações que promovam minimizar a emissão de gases poluentes optando por energias mais limpas, sustentáveis e alternativas, como biocombustíveis, eólica e solar. A criação de uma legislação ambiental severa junto a ação do Estado e órgãos do governo levariam a uma diminuição do desmatamento na região amazônica, descarte correto do lixo e logo uma melhoria na qualidade de vida da população.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018