Título da Redação: Água e escassez

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Clara Vieira


Água e escassez
A água é um recurso ambiental indispensável e primordial para nossa existência, processos produtivos e atividades humanas. Além da grande importância de regular o ecossistema e ser o componente essencial de todo ser vivo.
Escassez da água é um dos maiores desafios a serem enfrentados e temidos ao longo do século XXI. Atualmente, uma parte considerável da população vive em áreas onde não existe o fornecimento adequado – seja pela falta ou inexistência de infraestrutura adequada para levar a água até as moradias. Os fatores causadores desse problema se devem ao grande e desordenado crescimento populacional, ao uso inadequado do bem e ainda provocado pelo uso industrial, fazendo com que a cada ano a situação se torne cada vez mais crítica.
No Brasil, temos diversos tipos climáticos. A partir desse fato, podemos concluir que a chuva não é tão bem distribuída. No nordeste por exemplo, a pouca quantidade de chuva decorrente do clima seco e árido faz com que esse recurso não seja disponível para alguns. Para ocorrer a disponibilidade, algumas pessoas continuam a depender dos caminhões pipas e de cisternas criadas para o armazenamento da água. Já na cidade de São Paulo, podemos ver como nosso pesadelo esta se aproximando. Mesmo localizada geograficamente entre uma abundante quantidade de água, devido a ações antrópicas, vem sofrendo a maior crise de escassez de água da sua historia. Causada pela poluição e desperdício, a seca vem tirando o sono de boa parte da população brasileira.
Felizmente ainda há solução para impedir que o problema se alastre pelo país inteiro, devemos aderir o método de combater seriamente o desperdício e a poluição do que ainda nos resta. Precisamos quebrar os nossos hábitos. Infelizmente a água é um bem finito e para preservação da nossa e diversas outras espécies, precisamos, por exemplo, reutilizar água potável, diminuir o tempo no banho, evitar torneiras e chuveiros pingando, aproveitar água da chuva e também e extremamente necessário que o lixo tenha um destino melhor do que os rios e mares que ainda nos restam. Somente assim, com a consciência de cada um, poderemos reverter esse quadro e preservar um bem maior que água, nossas vidas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018