Título da Redação: Alternativas para a não extinção

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há quase 3 anos por Demoiselle d' Ys


O aquecimento global já é consenso entre os cientistas e suas consequências já são sentidas mundialmente. O aumento da temperatura terrestre já foi constatado e caso as emissões de gases causadores do efeito estufa continuem no ritmo em que estão as consequências podem ser devastadoras, contemplando inclusive a extinção total.
O Brasil é o quinto maior emissor de gases poluentes, esses provêm, principalmente, do desmatamento e da pecuária. Nosso país possui o segundo maior rebanho do mundo, e os animais ruminantes excretam metano proveniente de processos metabólicos. Emissões relacionadas ao transporte particular e público são relativamente baixas devido aos carros “flex “ e ao uso de biocombustíveis. O cenário muda quando se trata do transporte de carga, já que ele é feito principalmente através de caminhões, os quais rodam a diesel, derivado de petróleo, logo, emitindo gases que retêm calor.
Os gases causadores do efeito estufa permanecem na atmosfera por décadas, portanto, reduzi-los aos níveis aceitáveis pela comunidade científica é imprescindível. No ritmo atual, presume-se que a temperatura dos estados brasileiros mais ao sul elevar-se-á em 3°C, já nas regiões mais setentrionais o aumento será de até 6°C. Obviamente que essas alterações modificarão o regime pluvial, logo, mudarão o nível dos reservatórios de água e a permanência da estação seca. O que acarretará em deficiência e dificuldades relativas ao consumo de água e também ao fornecimento de energia. No Brasil, a energia elétrica é proveniente, quase que inteiramente, das hidrelétricas, o que é positivo no sentido de ser uma fonte limpa, porém é dependente do volume de rios e represas que serão comprometidos com as alterações climáticas. A produção de alimentos também será afetada, uma vez que várias culturas não se adaptarão às temperaturas, tendo que ter seus plantios deslocados. Outros problemas ambientais também se agravarão como as enchentes e as secas.
Atitudes para conter a poluição atmosférica são urgentes, caso contrário teremos consequências terríveis para a vida no planeta. Portanto, o governo deve pressionar indústrias a reduzirem as emissões de gases poluentes e atuar no cenário mundial para promover que outros países façam o mesmo. Medidas mais profundas devem ser tomadas e para isso é necessário a conscientização das pessoas através da educação ambiental, para que assim, elas possam repensar seus hábitos de consumo e alimentação, buscando alternativas mais viáveis e justas à vida, além de atuarem ativamente junto ao governo para pressionar por mais mudanças.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018