Título da Redação: As ações Humanas Agente de Influencia no Clima

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Baiana Ma_Melo


As mudanças climáticas tem influenciado as dificuldades que o Brasil vem enfrentando nos últimos tempos, com isso, as ações globais somam negativamente para os devidos acontecimentos no planeta. Acabar com esse cenário é um desafio que gradativamente vem crescendo, e para tanto, observa-se que a maior batalha está na conscientização de todos e ação de cada um.
O Brasil apesar de ser uma nação rica em recursos naturais, vem sofrendo uma série de mudanças climáticas. Sertão com fortes chuvas, longos períodos de estiagem, alagamentos, deslizamentos de terras, furacões, falta d’água e aumento da temperatura no país, são consequências que tais influencias tem deixado. A exploração da natureza é uma parcela na ocorrência das catástrofes globais, fatores que contribuem para mostrar quanto o homem tem descuidado da natureza. A falta dos recursos hídricos em que acarretou longos períodos de secas não só é o fator, assim como a exploração dos recursos escassos tem danificado o meio ambiente.
O estado de São Paulo é um exemplo dentre muitas regiões que vem passando por essas influencias negativas, no final de 2014 ao início de 2015, ouvi longos períodos de estiagem e a escassez hídrica que atingiu Sistema Cantareira chegando ao valor mínimo da capacidade de água na história do reservatório. É preciso destacar que, essas ações tem uma enorme influência ao pensamos a nível Brasil –quando em tempos remotos o país foi “descoberto” pelos portugueses que exploraram as riquezas naturais (Pau-Brasil) desse novo território-, o período caracterizou-se como o ponto de partida nas mudanças do ecossistema no território nacional. Mesmo com as constantes fiscalizações atualmente, ainda á retiradas de madeiras ilegalmente na Mata Atlântica,
Atualmente a mídia tem feito apelos de várias maneiras para destacar que a água doce no mundo ficará escarça nas próximas décadas, no entanto, é visível que tal alerta não está mobilizando de fato as pessoas em relação a essa causa. Lavar carros, calçadas, molhar jardins, jogar papel na rua e passar horas no banho – são algumas das má ações que vem acarretando as mudanças climáticas no cenário global. Contudo, quando se fala em natureza é preciso pensa-la como um todo e em suas possíveis transformações. A produção do lixo vem crescendo e ocasionando a poluição da atmosfera, assim como, nas águas de rios e mares em que são feitos descartes inadequados desses lixos que tem formado uma imensa montanha no oceano.
As ações humanas é um agente de desafios que influencia no clima. E para tanto, a conscientização é um fator primordial que serve de base para a melhoria na exploração dos recursos. A ação governamental devem mobilizar cada estado para que possam adotar uma política ambiental em respeito e responsabilidade com meio ambiente, e que cada cidadão tenha consciência que a diferença é realizada por ele, transformando as atitudes para preservar a natureza das possíveis catástrofes climáticas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018