Título da Redação: As consequencias da má gestão global

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luana Furlaneto


Com a segunda revolução industrial no século XIX, ocorreu o aumento da expansão de indústrias pelo mundo, junto com a hegemonia do sistema socioeconômico capitalista. Houve um crescimento da população, expansão de cidades e aumento do consumo de produtos. Em um século o homem poluiu e desmatou o meio ambiente, mais do que nos últimos milhares de anos que esteve na terra, e o clima global foi afetado.
Existe um consenso no meio científico que o planeta funciona de maneira interligada, sendo que a vegetação e a hidrografia estão diretamente conectados com o clima. Com o avanço do sistema de industrialização da produção, ocorreu um aumento do desmatamento para construções, houve poluição de rios e emissão de gases poluentes com o inicio do uso de combustíveis fósseis. Esses gases poluentes em especial o CFC e o CO2, estão contribuindo para destruição da camada de ozônio e o aumento do efeito estufa, que tem como consequência o aumento das temperaturas globais.
O Brasil teve um crescimento industrial mais recente, mesmo com a emissão de poluentes em menor escala do que países desenvolvidos, apresenta outros danos ao meio ambiente que impactam no clima. A Mata Atlântica é uma das florestas mais desmatadas de todo o planeta com apenas 8% de sua biodiversidades original.Com a grande expansão da pecuária e agricultura na região Norte do Brasil, a maior reserva de floresta tropical do planeta está sendo desmatada mais a cada dia. Já existem alterações de regimes pluviais e aumento de temperatura em algumas regiões do Brasil, o estado de São Paulo apresenta a maior crise hídrica já registrada, com racionamento de água e seca de algumas vazantes devido a falta de chuvas.
As consequências no clima devido à poluição e a não preservação das matas, já estão sendo sentidos em vários países, inclusive no nosso país. No Brasil já existem leis que punem o agressor ao meio ambiente , mas deve-se ocorrer uma maior fiscalização em áreas críticas como a floresta Amazonica, e um melhor aproveitamento de terras ociosas para cultivo, sem ser necessário mais desmatamento. E em um curto prazo realizar o saneamento básico de todas as cidades brasileiras para que o esgoto não polua mais rios e nascentes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018