Título da Redação: Atitudes destrutivas ontem, destruição evidente hoje.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Eliene Brito


Desde a descoberta do Brasil em 1500 até os dias de hoje o país sofreu muitas mudanças em sua paisagem sendo o homem o grande responsável, boa parte da mesma necessária para a habitação e outra parte por ganância e destruição proposital.
Basta olharmos em volta para percebermos a ação humana em toda parte, prédios gigantescos, desmatamento para criação de animais e outros fins como retirada da madeira para comercialização, às vezes até ilegal. Com todas estas ações o planeta está dando uma resposta que já é bem notável, com climas quentes em partes e em outras frias, uma instabilidade total. São Paulo um estado chuvoso hoje sofre com a falta de chuva e está enfrentando uma crise hídrica jamais vista.
75% do nosso planeta são compostos por água, caso contraria já teríamos morrido com a sua falta, porém muitas partes sofrem a sua falta mesmo com este expressivo número em comparação a massa de terra. Antes era comum se ouvir falar em estiagem na região nordeste hoje não são bem assim, os paulistas acostumados o tempo inteiro com o clima chuvoso atualmente enfrentam uma estiagem sem precedentes. O país está pedindo socorro, o ar das grandes capitais está carregado de poluição, está ocorrendo uma inversão térmica, os rios estão abaixo de suas capacidades como acontece com o Rio São Francisco que pode vim a secar acabando assim com o nordeste.
Portanto, uma das maneiras de reverter estas situações é mudando a maneira como dispomos dos recursos naturais, dando um destino correto para o lixo produzido, não nos tornado consumistas alienados para reduzir a quantidade de resíduos, diminuindo drasticamente as queimadas e implantando nos carros uma espécie de filtro de combustível que diminuía os poluentes liberados, como a diminuição do enxofre na composição, consumir água de maneira econômica revendo alguns hábitos inadequados que desperdiçam muito como lavar a calçada com a mangueira e o carro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018