Título da Redação: Brasil, antes de tudo, um forte

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Samara Silva


"O sertanejo é, antes de tudo, um forte." No livro "Os sertões", Euclides da Cunha se referia ao pobre homem da zona árida do nordeste brasileiro que sofria constantemente as intempéries do clima natural de sua região. Hoje, não apenas o nordestino, mas o povo brasileiro como um todo lida com as diversas mudanças climáticas, provocadas em sua grande maioria por ações humanas e que têm consequências econômicas, sociais e urbanas.
Em primeiro lugar devemos considerar as causas que desencadeiam os problemas naturais enfrentados pelo mundo e envolvem diretamente o Brasil. Visto que, a evolução e a fome por tecnologia atinge os países desenvolvidos, é clara a relação direta de certos procedimentos realizados para esse fim, com a destruição de recursos naturais. Os tão conhecidos desmatamentos e queimadas, datados de bem antes de qualquer período colonial, infelizmente, ainda não foram extintos. Outro exemplo é o "way of american life" ou "estilo de vida americano" que, em nosso mundo moderno, desde o século passado tem se expandido, refletindo o consumismo, a geração de lixo, com a política da obsolência programada, e aceleração do desperdício. Além de todo o gás carbônico expelido pelas indústrias desde a I Revolução Industrial no século XVII, criando buracos na camada de ozônio.
Com isso, as consequências refletem não só em uma parte do globo, mas chegam aos brasileiros também. O exemplo mais visível nos dias atuais é a problemática envolvendo o Sistema Cantareira localizado no estado de São Paulo. A falta de chuvas fez com que esse e tantos outros reservatórios não atingissem níveis expressivos de água, o que gerou não apenas problemas na distribuição do líquido, mas desencadeou toda uma crise energética, já que o principal fornecedor de energia elétrica no Brasil são as barragens e seu combustível é a água. Esses são problemas enfrentados agora, contudo, muito ainda está por vir. Pesquisas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam que o aumento na temperatura de 1 a 4 ºC nas diversas regiões do país provocarão problemas energéticos, como já falado, e de produção agrícola, seja ela de grande porte, seja apenas de subsistência, demonstrando seu caráter econômico, problemas sociais como a vulnerabilidade à doenças nos indivíduos e problemas urbanos como os movimentos de massa, alagamentos e destruição de estradas.
Fica claro, assim, que as mudanças climáticas observadas no mundo atingem o Brasil, promovendo negativos em diversas áreas. Dessa forma, é importante que o governo brasileiro trabalhe para a redução desses malefícios, com medidas como a oferta de bônus a empresas que garantirem a fabricação de móveis com o mínimo de desmatamento e o reflorestamento de áreas desmatadas. Cabe às escolas incluírem em seus currículos programas de educação ambiental, tanto para crianças como adolescentes e jovens, para que todos tenham a consciência da grande importância dos recursos naturais. Além desses, é papel da mídia alertar e informar a população como um todo com propagandas nas rádios e TV sobre a importância da preservação. Desse modo, assim como o sertanejo, todos os cidadãos brasileiros necessitam ser fortes, fortes para vencerem os impasses e juntos lutarem por um futuro melhor.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018