Título da Redação: Cade a chuva?

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por CLAUDIA MAGALHAES MAGALHAES


O aquecimento global é o aumento da temperatura do planeta, causado pelo acumulo, em grande quantidade, de gases poluentes na atmosfera. E, as principais consequências são notadas na atividade agrícola bem como no setor energético. Portanto, é necessário ações efetivas para conter a emissão de gases poluentes.
Inegavelmente, a atividade agrícola será afetada com as alterações climáticas globais. O aumento da temperatura bem como a redução da quantidade de chuvas acarretará prejuízos na agricultura que perpassam a diminuição da colheita de alimentos, maior preço desses e aceleração do êxodo rural. Esses transtornos serão notados com intensificação pela população de classes econômicas menos favorecidas, as quais terão seu acesso aos alimentos diminuído e muitos se destinarão para os grandes centros urbanos , oque ocasionará crescimento desenfreado de moradias precárias, violência e desemprego. Enfim, o aquecimento global acarreta consequências que perpassam além do aumento da temperatura mundial.
Além disso, o setor energético brasileiro será afetado pelas mudanças climáticas globais, por ser esse subordinado pelo regime de chuvas para se manter. A matriz energética mais utilizada no país é a usina hidroelétrica, essa por sua vez, necessita de grandes volumes de águas para movimentarem suas turbinas e, assim, gerar eletricidade, ao não ter acesso a sua força motriz , as usinas terão seu funcionamento afetado. A exemplo, tem-se o estado de São Paulo, o qual entre os anos de 2014 e 2105 enfrenta o pior período de seca desde 1985, consequência essa que afetou o suprimento de água bem como de energia elétrica para a população. assim, faz-se notório diversificar a matriz energética e privilegiar fontes alternativas e renováveis de fornecimento.
Logo, o aquecimento global ao diminuir o volume de chuvas, afeta o Brasil em diversos setores como o econômico, com o aumento dos preços dos alimentos, como também, o energético. com perdas significativas nessa matriz. Dessa maneira, é necessário conter a emissão de gases poluentes, com mudanças na rede modal particular para a coletiva e incentivos fiscais para indústrias diminuírem o lançamento desses gases. Assim, os problemas enfrentados na agricultura e na matriz energética serão contidos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018