Título da Redação: " Canção do meio ambiente".

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Ta Araújo


" Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá", Gonçalves Dias o romancista brasileiro do século XIX, em seu poema consagra grandiosamente a natureza brasileira. Contudo se nos dias atuais estivesse presente para escrever sobre a mesma, talvez não o fizesse desta mesma forma, visto que esta sofreu grandes modificações desde então, tanto ambientais quanto climáticas. Tais alterações são evidentemente notadas em todo contexto brasileiro e mundial, provindas da intensa ação antrópica ao meio ambiente e sobre outros meios, produzindo assim drásticas consequências.
É importante destacar as modificações do Brasil nas últimas décadas, indo desde a intensa perda de sua área verde até a falta de água em algumas de suas regiões. Esse quadro ecologicamente degradante tem gerado cada vez mais preocupação, pois uma realidade que era tão distante para o Brasil tem se tornado habitual, como a escassez da água. Além disso as altas temperaturas e baixa pluviosidade são outros fatores que contribuem nessas dinâmicas climáticas e ambientais. Essas alterações são provindas de um conjunto de protagonistas que não cumprem o devido papel, junto a outros que o ultrapassam.
Com isso é válido destacar algumas das causas evidentes que tem contribuído para tais fatores. A falta de desenvolvimento público na rede hidráulica brasileira, para que água seja distribuída igualmente a todas as regiões do país. A constante emissão de gases poluentes na atmosfera provindo dos países mais industrializados. Essa fusão de ações nacionais e internacionais tem agredido drasticamente o quadro ambiental brasileiro.
Convém destacar que ter compromisso e responsabilidade na preservação ambiental são medidas éticas e morais imprescindíveis que todo e qualquer país deve adquirir em suas condutas e normas. Mesmo que desenvolvimento industrial e tecnológico seja ainda considerado sinônimo de degradação ambiental. Não se deve justificar o descomprometimento com as causas ecológicas, pois temos o conhecimento da finitude de seus recursos e presenciamos cotidianamente seus graves danos, que repercutem globalmente.
Sendo assim, o mundo e inclusive o Brasil necessita de mudanças efetivas e comprometidas nas reais intenções de preservação ecológica. É imprescindível a implantação de leis mais rígidas de medidas sustentáveis, feitas por cada governo a partir das particularidades e do grau de desgaste ambiental de cada país. Cabe também a conscientização da sociedade, por meios de comunicação para adoção de práticas cotidianas mais ecológicas. O Brasil, terra das palmeiras, não deve deixar perder o canto de seus sabiás.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018