Título da Redação: Cidadãos conscientes, a natureza agradece

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Nívia Silva


Há muito tempo as pessoas vêm prejudicando a vida no planeta, com atitudes sem consciência; queimadas, desperdício de água e acumulo de lixo, são alguns exemplos. Como resultado disso, hoje todos se articulam da forma que podem, para controlar a falta de estabilidade da natureza com ações que deveriam ter sido implantadas no cotidiano há muito tempo.
O Brasil vem enfrentando diversas dificuldades com as mudanças climáticas. A cada ano que passa o clima fica mais quente e em virtude das chuvas cada vez mais desproporcionais, as enchentes, desabamentos e secas são foco muitas vezes dos noticiários a cerca do país. Estes são problemas praticamente sem solução. Para que a estabilidade natural volte, todos devem colaborar com simples ações, isto é, evitar os diversos tipos de poluição e acima de tudo economizar água. Atualmente o maior problema enfrentado no Brasil, é a falta de água doce. Os rios e lençóis freáticos diminuem de volume a cada dia. A situação é alarmante!
Muitos métodos já foram aplicados para que a água não venha a faltar e os desastres ecológicos sejam controlados, como; multas às pessoas que forem vistas desperdiçando água, fazendo queimadas e o uso de diversas propagandas com a finalidade de conscientizar as pessoas. Mesmo sabendo que os resultados não virão imediatamente, agir dessa forma é muito importante. Infelizmente, para que a natureza volte a ser como era antes, séculos se passarão. Mas para que a geração presente consiga viver bem, todos, sem exceção devem aplicar as ações já citadas em suas vidas.
Com todos esses problemas naturais, já se percebe como o brasileiro entendeu a situação em que se encontra, exemplo disso é a diminuição no consumo de água. Mas ainda não é o suficiente. O governo já faz a sua parte ao criar leis, mas para que os resultados apareçam, a população no geral tem que sair da sua zona de conforto e começar a trabalhar em prol do país, para o bem comum.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018