Título da Redação: Cuidando da casa

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Julio Cesar da Silva


O surgimento da agricultura e da tecnologia foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade. Sem esses avanços, com certeza o homem ainda seria nômade ou usaria ferramentas de pedra para realizar suas atividades. Entretanto, se por um lado esses avanços permitiram a evolução, por outro causaram e ainda causam impactos no planeta, seja em escala local, regional ou global. O Brasil, um país em processo de desenvolvimento, sofre as consequências causadas pelas mudanças climáticas globais e pelo próprio avanço econômico. A população brasileira e o meio ambiente são as principais vítimas dessas mudanças climáticas.
O uso desenfreado dos recursos naturais, como a água, para o avanço econômico do país, coloca em risco toda a população. A grave crise hídrica que assola o Brasil nos últimos anos é consequência do uso irracional da água, principalmente pelas grandes industrias. Com menos água, maior é o calor, pois não ocorre o processo de evaporação, responsável por amenizar as temperaturas. Soma-se a esse cenário a destruição das florestas para para a expansão da agricultura, prejudicando seriamente o regime hídrico. A escassez de água e a destruição das florestas brasileiras impõe à população temperaturas elevadas, secas prolongadas e muitas vezes problemas de saúde relacionados ao clima seco.
Porém, não é só a população que sofre as consequências das mudanças climáticas. O meio ambiente também é seriamente afetado. O aumento das temperaturas ameaça colocar em risco a biodiversidade da fauna e flora brasileira, além de aumentar o número de casos de doenças tropicais, como a dengue e a malária, fato constatado recentemente por uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Esse desequilíbrio ambiental pode gerar uma catástrofe para a população brasileira em um futuro próximo, pois dificilmente uma sociedade que não vive em harmonia com o meio ambiente obterá recursos para sobreviver.
Observa-se, portanto, que a evolução da agricultura e da tecnologia permitiu o desenvolvimento das sociedades. Entretanto, essa evolução afetou negativamente o meio ambiente, ameaçando a espécie humana e o planeta como um todo. O Brasil, um país emergente, não é exceção nesse cenário. É preciso mudar a forma como o país está cuidando do meio ambiente. Uma saída é o uso racional da água, elemento essencial para a sobrevivência. É necessário educar a população e as grandes empresas para que esse recurso não se esgote. A distribuição de cartilhas e propagandas sobre o uso racional da água seria uma saída, pois através da conscientização é possível mudar hábitos considerados errôneos. Outra alternativa é frear a destruição das florestas, pois estas são responsáveis pelo equilíbrio do clima. Multar as grandes empresas que desmatam sem respeitar as leis ambientais e exigir que as mesmas invistam em reflorestamento minimizará os efeitos negativos que a prática do desmatamento causa ao clima. Leonardo Boff afirma que é necessário cuidar do planeta, pois caso contrário, ele não sobreviverá. É, portanto, tarefa de cada cidadão cuidar da casa em que vive.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018