Título da Redação: Desenvolvimento econômico VS Meio ambiente

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Nicole Sousa


As mudanças climáticas atingem setores globais, cuja, população que esta adepta a um determinado clima, encontra-se em estado vulnerável. No entanto, observa-se que no Brasil os fatores que acarretam mudanças no clima, decorrem em atividades econômicas e automóveis isentos de fiscalizações, sobretudo, é frequente o desmatamento em diferentes regiões. Nesse sentido, é importante a adoção de medidas que visam a diminuir o impacto de atividades destrutíveis ao planeta.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que os carros são responsáveis pela emissão de 90% de poluentes nas grandes cidades e 10% decorre de indústrias, atividades agropecuárias e demais setores afins. O surgimento da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, proporcionou produções em grandes escalas e em diversos locais do mundo, o que contribuiu na deficiência no âmbito da fiscalização perante a liberação abusiva do dióxido de carbono, acarretando chuva ácida e problemas respiratórios. Dessa forma, é fundamental a imposição de limites para assegurar melhor qualidade de vida.

Além disso, predomina-se no território brasileiro uma riqueza natural, o que contribui desmatamentos constantes e em grandes escalas. Algumas das principais fontes de riquezas naturais como, a Amazônia e Pantanal, situam-se em condições de perigo, pois, devido sua enorme biodiversidade, são explorados diariamente.Porém, quando esses biomas estão em desequilíbrio, as demais regiões do Brasil, presenciam mudanças no clima e no ciclo hidrológico.

As irregularidades ou ausência de medidas, afetam diretamente o clima, pois, o impacto causado em consequência do crescimento econômico, prejudica o meio ambiente. Diante disso, o governo deve investir em órgãos responsáveis pelas fiscalizações de automóveis, implantando inspeções mensais obrigatórias e acessíveis à toda população.É preciso, também, a criação de uma data internacional, voltada somente aos aspectos ecológicos, mas que com o apoio da mídia, estimule a participação da cidadania na elaboração de projetos. A mobilização da sociedade e setores da economia fará com que todos despertem para essa causa global.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018