Título da Redação: Desenvolvimento Sustentável:O desafio a ser batido

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Gabrielly Odizio


Discutido em Quioto no Japão,em 1997 o Protocolo de Quioto,é um dos tratados internacionais mais conhecidos sobre mudanças climáticas.Nele 55 países,incluindo o Brasil se comprometeram a diminuir a emissão de gases do efeito estufa. A redução das emissões ocorreria em diversos ramos da economia .O protocolo perdeu seu prazo de validade em 2012 , ano em que aconteceu no Rio de Janeiro a Rio +20,a maior reunião realizada pela ONU para discutir sobre preservação do meio ambiente.Tendo como base o desenvolvimento sustentável , grande desafio para todos os países, e principalmente para os países em desenvolvimento como o Brasil.

A ideia é produzir o necessário para manter a qualidade de vida da geração atual sem prejudicar a qualidade de vida das gerações futuras. Entretanto se muitos ambientalistas defendem o desenvolvimento sustentável,muitos economistas o condenam.

Eis que surge a Economia Verde, um dos principais temas da Rio+20 que visa o desenvolvimento econômico sustentável,ou seja que reduz, significativamente, impactos ambientais e uma futura escassez de recursos, mas ao mesmo tempo busca o bem-estar e mais igualdade de determinada sociedade.
O conceito de economia verde não substitui o conceito de desenvolvimento sustentável, já que de certa forma a economia verde se faz necessária para que se alcance o mesmo.
Assim sendo são necessários investimentos públicos e privados,em tecnologias, na ampliação de fontes de energia limpas e renováveis; no uso responsável da água com a alternativa da água de reuso que deve ser implantada não só pela cidade de São Paulo mas por todas as grandes capitais e regiões metropolitanas,além do acesso a redes de esgoto e saneamento básico em cidades pequenas do interior, em todas as regiões do país mas principalmente nas regiões Norte e Nordeste.Por fim investir na educação ambiental de crianças e jovens para que no futuro se tornem adultos mais conscientes de suas ações e da relação direta delas com os impactos causados em suas vidas e na vida das futuras gerações.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018