Título da Redação: Em busca de um futuro ideal

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luan Casa


É chocantemente sabido pela maioria quase absoluta do planeta que as ações do homem estão direcionando o mundo para um colapso generalizado, ainda que os cientistas afirmem que faltam informações básicas para os povos entenderem a gravidade alarmante da real situação. Nesse contexto, o Brasil se destaca com as variações climáticas em diferentes impactos por região, além de cenários futuristas desastrosos. Tais desarranjos climáticos que assolam o Brasil e o mundo se devem sobretudo, ao aquecimento global, também ao abuso no uso de recursos naturais e às emissões de gás efeito estufa.
A dependência do mundo contemporâneo pela utilização despreocupada de recursos naturais ainda é constante. A implementação brasileira do etanol à base de cana-de-açúcar, apesar de uma importantíssima alternativa energética e sustentável, se lateraliza em detrimento do etanol derivado do milho, produzido nos Estados Unidos, por exemplo. Este último, com menor rendimento energético e que inclusive, contribui significativamente para a emissão de gás efeito estufa, acentuando o aquecimento global.
Em vista dos problemas com o buraco na camada de ozônio, a elevação de temperatura se acentua no Brasil. Entre a segunda metade do século XX e início do XXI, foram registrados aumentos de até 1,4 °C por década, o que evidencia conseqüências futuras desenfreadas, como impactos da biodiversidade, enchentes, extremos de temperatura, etc. Desse modo, o caos climática instigado pelo homem, por conseguinte, ameaça o mesmo, possibilitando até mesmo o fim da civilização, como já ocorrido com antigos Impérios ao longo da história.
Fica claro, portanto, a necessidade de que leis punitivas e rigorosas sejam criadas em prol à preservação do meio natural, à substituição de novos meios energéticos e a devida fiscalização e correção das atividades de grandes empresas, a fim de reduzir a emissão de gases efeito estufa. Além disso, o governo deve se atentar ao controle populacional para a estabilidade da sociedade. Assim, aos poucos, através de modificações governamentais corretas, poderemos nos distanciar de um futuro caótico.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018