Título da Redação: Em direção à um caminho sem volta

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Matheus Senna


Nos últimos anos, podemos perceber, claramente, que o aquecimento global tem crescido. Isso deve-se à grande dependência dos diversos países pelos combustíveis fósseis — carvão mineral, gasolina, petróleo, entre outros. No Brasil não é diferente. A queima desses combustíveis nos trazem inúmeros malefícios, como os desastres climáticos. No entanto, simultaneamente, trazem consigo também um dos recursos essenciais para nossa vida: a energia.

É possível afirmar que as populações contemporâneas — principalmente a brasileira — estão entrando em um túnel o qual não há volta. Isso quer dizer que daqui a séculos a Terra que conhecemos poderá não existir mais, devido às emissões de gases estufa (gás carbônico, metano, óxido nitroso, entre outros) e às catástrofes climáticas. Além de serem altamente tóxicas, essas substâncias geradas pela queima dos combustíveis fósseis são responsáveis também pelas variações do tempo e clima, chegando a provocar ilha de calor — a qual se caracteriza pela inversão térmica de uma região — e a chuva ácida. Para quem mora em regiões típicas de poluições de ar, climatologistas recomendam reduzir o uso dos carros e motos e, se possível, trocá-los pela bicicleta.

Além disso, vale ressaltar que no Brasil ainda há poucas fontes de energia limpa, isto é, aquelas as quais podem ser renovadas. Como nenhuma sociedade vive sem o uso de energia, nos resta consumir as que nos trazem malefícios. Para reduzir os efeitos desastrosos no clima, causado também, pela queima dos combustíveis fósseis, é necessário que a população brasileira se conscientize dos noticiários relacionados a esse assunto, assim todos verão que se trata de um problema pertinente e fatal, a longo prazo. Nosso país seria mais sustentável se os brasileiros possuíssem hábitos parecidos com países como Suíça e Alemanha, que fazem o uso de bicicletas, trocando pelo automóvel, tornando suas nações mais ecológicas.

Desse modo, torna-se necessário que o governo brasileiro crie usinas nucleares em grande quantidade, pois, através delas conseguimos energia sem a liberação de gases estufa. Aliado à isso, é importante também o Estado brasileiro conscientizar a sociedade por meio de palestras públicas. Nas aulas de sociologia do ensino médio, podem ser acrescentados debates semanais sobre as mudanças climáticas, assim, no futuro teremos jovens críticos e éticos.








Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018