Título da Redação: Essa terra tinha palmeiras

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Pedro Pessôa


Introduzida pelo mercantilismo, a cultura de acúmulo de capital prorroga até os dias presentes, onde a exploração que sustenta tal cultura já afeta o clima mundial. Tal exploração é motivada pela alta produção industrial, responsável por fomentar a circulação comercial. Nesse sentido, discute-se, atualmente, o reflexo das mudanças climáticas sobre a sociedade do Brasil.
É quase consensual no meio científico que há sim, de fato, variações acontecendo no clima, porém, a comunidade global não consegue chegar a um acordo para estabelecer metas práticas e viáveis. Além do mais, o maior poluidor do mundo recusa-se a assinar acordos que estabeleçam limites na emissão de dióxido na atmosfera.Por conseguinte, o mundo inteiro sofre as consequências da inconsequente política norte-americana.
No Brasil, a variabilidade do clima já afeta o estilo de vida do cidadão. Afinal, há um notório aumento no "stress" da população em decorrência do intenso calor. Além disso, o aumento da temperatura também é responsável por um aumento na demanda de energia, visto que, sistemas de refrigeração ficam mais ativos nas regiões onde as mudanças são mais sensíveis.
Esse aumento da dependência energética é preocupante, pois o baixo nível dos reservatórios das usinas limitam a produção desse setor. Desse modo, como a matriz energética da União é pouco variado, sobrecarrega-se, consequentemente, o setor hidrelétrico, em um cenário atual não favorável às chuvas regulares.
Dito isso, torna-se claro que as constantes mudanças climáticas afetam toda infraestrutura do Brasil. Portanto, uma possível alternativa, visando amenizar o impacto de tais variações, seria o incentivo Estatal à utilização de painéis solares diminuindo o imposto sobre a aquisição do mesmo, assim a população seria motivada a buscar essa opção e como consequência, aliviaria-se o setor hidráulico do país e diminuiria-se a dependência hídrica do país

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018