Título da Redação: Estado, população e diálogo

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Sara Oliveira


São evidentes as consequências climáticas que o planeta vem sofrendo em decorrência de ações humanas e reações da natureza. O Brasil, país de grande extensão territorial e diferentes climas, sente com frequência os resultados de tamanho descaso com o meio ambiente e com o maior conjunto de ecossistemas conhecido, a biosfera terrestre.

Um grande problema enfrentado no país é a distribuição das chuvas. O nordeste sofre com as secas constantemente e o sudeste presencia uma situação delicada envolvendo a questão hídrica, que em 2014, ocasionou o racionamento de água na região. O outro lado da moeda apresenta o sul, que recebe volumes exorbitantes de chuvas, acarretando em desastres como o do segundo semestre de 2008 e 2011. A estrutura das cidades não colabora para minimizar os efeitos causados por enchentes e deslizamentos, acontecimentos que destroem construções, bens materiais e causam mortes.

As classes sociais menos abastadas são as que mais sofrem com a metamorfose climática na qual o planeta encontra-se. Famílias com pouca renda, muitas vezes constroem suas casas em lugares de risco por não possuírem recursos financeiros e terreno adequado para construção, consequências causadas pela discrepância econômica e social encontrada nos grandes centros urbanos brasileiros.

Apesar da evolução tecnológica, velocidade e quantidade de informações, ainda é necessário conscientizar os cidadãos, pois diversas vezes os mesmos não sabem como agir para reduzir os impactos climáticos. Portanto, investir em campanhas de conscientização com o intuito de construir um diálogo contínuo entre o Estado e a população, é deveras importante para que chegue-se num acordo e possíveis ações para moderar e diminuir os estragos causados por situações de catástrofe. A construção de sistemas de coleta de águas pluviais e mudanças estruturais nas cidades, como por exemplo, o uso de pavimentos mais permeáveis, são tópicos para serem tratados em tais campanhas.

Um diálogo pacífico e contínuo entre população e Estado resultará em soluções inteligentes, duradouras e melhor qualidade de vida por toda a grande extensão territorial brasileira.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018