Título da Redação: Impactos ambientais no Brasil

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Igor Generoso


De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a temperatura média do Brasil está em ascensão, o que preocupa tanto cientistas e biólogos como também a sociedade. Infelizmente, o aumento da temperatura tem efeitos negativos na fauna e na flora, pois reduz a biodiversidade do país. Por isso, medidas cuja finalidade seja, ao menos, diminuir o ritmo de elevação da temperatura do planeta são essenciais.
Primeiramente, o alto índice de desmatamento aliado à elevada emissão de poluentes atmosféricos, proporciona uma maior concentração de gases que retém calor no planeta, o que intensifica o Efeito Estufa. Antigamente, com a ausência de informações sobre os efeitos da poluição e do desmatamento, não havia um controle sustentável em relação a esses fatores. Felizmente, a sociedade está buscando alternativas limpas para reduzir essa emissão e ter um maior controle quanto a variações climáticas.
Em segundo lugar, a variação da temperatura observada está causando impactos negativos por todo o Brasil. A irregularidade dos períodos de chuvas em determinadas partes do país, como é o caso do sudeste e do centro oeste, leva a redução da biodiversidade das plantas e dos animais, crises nos sistemas de distribuição de água para as cidades e impactos no setor agrícola e de energia. Um bom exemplo foi no final do ano de 2014 e começo de 2015, o principal reservatório de São Paulo ter chegado a cerca de 4% do seu abastecimento total.
Portanto, existe uma necessidade de diminuir as variações da temperatura do planeta. Uma boa medida é conferencias entre países da ONU, com pesquisas e alternativas de energias limpas e baratas. Ademais, o governo brasileiro deve incentivar a população a utilizar combustíveis limpos, com a redução dos preços dos biocombustíveis. Essas medidas diminui a dependência dos combustíveis fosseis que não são renováveis e liberam poluentes e gases estufas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018