Título da Redação: Mudanças Climáticas

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há quase 3 anos por Lua


O clima sofre alterações de forma natural ao longo do tempo. Por muitas vezes, o homem faz o mau uso dos recursos naturais e realiza outras ações negativas que intensificam tais mudanças no climáticas, ocasionando muitos desastres naturais. Apesar de algumas medidas já estarem sendo tomadas para amenizar os efeitos, a ação antrópica ainda precisa ser muito repensada devido seus grandes impactos na fauna, flora e na vida do próprio homem.
Em primeiro lugar, é importante destacar que uma das mudanças mais notórias é o efeito estufa. Desde a revolução industrial, houve uma intensificação do uso de combustíveis fósseis e, com isso, a emissão de gases estufa em grande quantidade. Atualmente, o Brasil é o quarto país que mais libera tais gases, devido ao aumento do desmatamento para expansão da agropecuária. Como consequência, temos as secas, enchentes, aquecimento e mudanças nas correntes marítimas que podem ocasionar a extinção de peixes e outros animais marinhos, mudanças na pluviosidade e aumento da temperatura em diversas regiões do país.
É fundamental perceber, ainda, a escassez de água e energia elétrica em diversas partes de um país com um grande potencial hídrico como o Brasil. O consumo desses recursos, principalmente nas grandes cidades, aumentou consideravelmente nos últimos anos. Com o desenvolvimento das cidades, muitos rios perderam seu volume devido a retirada das matas ciliares, responsáveis pelo equilíbrio ecológico e proteção das águas (rios, lagos e nascentes) e do solo. Além disso, há o descarte incorreto e aumento da quantidade de lixo produzido por indivíduo, ocasionando liberação de grande quantidade de metano (CH4), um dos gases estufa.
Fica claro, portanto, que a ação antrópica é a maior responsável pelas mudanças que estão acontecendo no Brasil e no mundo. Não há como desfazer os estragos já causados, mas podemos nos adaptar e prevenir impactos futuros. Cabe ao Estado e às ONGs, intensificar as campanhas para preservação das grandes florestas; à cada indivíduo, repensar e melhorar os hábitos de consumo dos recursos naturais e diminuir a quantidade de lixo produzido; e às escolas, o ensino da educação ambiental, que é muito importante para que a próxima geração não cometa os mesmos erros.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018