Título da Redação: Mudanças climáticas, a sociedade como réu

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Camila


Apesar da inata necessidade do ser humano de viver em sociedade suas ações ainda evidenciam caráter egoísta e individualista. Esta afirmação se fortaleceu com a ascenção do capitalismo, aliado como consumismo exacerbado e muitas vezes inconsciente. Por conseguinte, estes dentre outros atos vêm acarretando inúmeros danos aos meios naturais e tornando um desafio a preservação da vida.
O Brasil apesar de ser um pais rico em recursos naturais vem sofrendo com as consequências do uso desmedido da população dessas riquezas. Ainda que seja do interesse do homem a preservação do meio em que vive, o ser humano vem danificando-o, diminuindo a diversidade de seus biomas, poluindo seus rios e contribuindo para a escassez de água com atos cotidianos de desperdício.
A crescente disparidade verificada nas estações e eventos climáticos também são sequelas sofridas pelo Brasil. Secas extremas e chuvas irregulares e constantes onde não são comuns esses eventos podem ocasionar a danificação da agricultura e pecuária, enchentes intensas, entre outros fenômenos que prejudicarão, principalmente, seu principal causador: O homem.
O que muitos brasileiros por ignorância e egoísmo desconhecem é o fato que não apenas os atos cometidos no seu estado irão atingi-lo, mas também, as ações provocadas nos demais estados. Um exemplo é o vertiginoso desmatamento da Floresta Amazônica o qual te uma parcela de responsabilidade na seca do Sudeste, ademais no Centro Oeste. Uma vez que, a umidade da floresta forma os Rios Voadores os quais precipitam na região Sudeste e esta transmite umidade à região Centro Oeste.
Torna-se evidente, portanto, que é necessário intervenções para que possam ser reduzidos os danos climáticos enfrentados pelo Brasil. Tornar a já existente politica de não desmatamento mais eficaz com fiscalizações rigorosas e mais frequentes por toda a região Norte; implantar disciplinas de sustentabilidade e ecologia nas escolas; expor por meio da mídia a situação grave a qual se encontra o Brasil, com possíveis ações de utilização consciente e econômica do ambiente; o Governo deve disponibilizar mais recursos a ONGs que tem a missão de restaurar o meio ambiente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018