Título da Redação: Mudanças climáticas no Brasil: entre interesses econômicos e ambientais

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 2 anos por Wanderson Maia da Silva


No Brasil, problemas de ordem climáticas, ocorrem desde a época colonial, posteriormente, estendendo-se para outros ciclos, como o do pau-brasil, cana, café e ouro. A problemática ambiental tem origem na displicência de civis, empresas e governos, essa provém da sobreposição de interesses econômicos diante daqueles. Nessa perspectiva, faz-se necessário o esforço conjunto de sociedade e poder constituído, a fim de reverter esse quadro.
Em primeiro lugar, é de conhecimento global, que os gravíssimos problemas ambientais existentes na sociedade contemporânea, ascenderam-se, principalmente, após a primeira revolução industrial, no século XVIII. Entidades como a NASA, propõem, que as raízes do cenário das mudanças climáticas globais, podem levar o planeta a um colapso, provocado, principalmente, pelo crescimento da população e suas relações com meio. Todavia, um país de dimensões continentais, como o Brasil, tende a sofrer ainda mais com as alterações do clima, como demonstra estudos realizados pelo INPE, onde, prevê-se, aumentos de temperaturas de até 8ºC, em regiões como o estado do Tocantins.
O país, tem como sua principal atividade econômica o agronegócio e, como geração de energia a hidrelétrica. Ambas, são atividades econômicas dependentes, por exemplo: de bons índices pluviométricos. Portanto, o desafio do Brasil é um dos maiores - frente as mudanças climáticas globais. A existência de florestas tropicais em grande parte do território nacional é um dos únicos pontos positivos - tratando-se de clima. Porém, práticas irregulares de extração vegetal e, o desmatamento ilegal para prática de bovinocultura, põem em risco, regiões como a Amazônia e Mata Atlântica.
Decorre, do exposto, a necessidade da adoção de medidas urgentes e efetivas, no tratamento das mudanças climáticas e ambientais do país. Primeiramente, o Governo Federal deve criar emendas constitucionais que assegurem à preservação e manutenção do meio ambiente, nessa perspectiva, é preciso ampliar os poderes de órgãos de fiscalização, como o IBAMA. Segundo, a União deve promover, periodicamente, campanhas publicitárias de conscientização sobre meio ambiente, destacando: responsabilidade ambiental de empresas e demais. Terceiro, mas não menos importante, é a revisão e, posteriormente, alteração do PNE - Plano Nacional de Educação, onde, é preciso tornar obrigatório em todos níveis de ensino de escolas públicas e privadas: a abordagem de temas ambientais, nos quais, se mostre a parcela de responsabilidade de cada cidadão, pois, segundo Immanuel Kant, " O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018