Título da Redação: Natureza: ela precisa de você

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Michele Fernandes


Aquecimento global. Fenômeno que se tornou comum na sociedade atual e está trazendo grandes consequências para clima mundial. O Brasil possui uma das localizações mais privilegiadas do mundo, principalmente por estar numa região livre de vulcanismo e por não ser abalado pela movimentação das placas tectônicas, com isso, também possui a maior floresta tropical da Terra e um grande percentual de água doce, porém, mesmo com essas vantagens, o país não escapa das mudanças climáticas que vem ocorrendo no planeta, que afetam tanto a natureza, quanto vários setores da economia.
Em primeiro lugar pode-se citar os oceanos como sendo os responsáveis pelo equilíbrio climático do planeta. Fenômenos que são decorrentes da variação das temperaturas das águas do Oceano Pacífico, como por exemplo o El Niño, que se caracteriza pelo aumento das chuvas no sul do Brasil e a seca no norte e nordeste e a La Niña, que provoca a seca na região sul e um aumento na precipitação tanto no sudeste, nordeste, como no norte, atingem o país todos os anos e estão se tornando cada vez mais intensos, com isso, trazem consequências ligadas diretamente a agricultura, que sucessivamente atingirá o consumidor com o aumento dos preços dos alimentos.
De toda a água da Terra, apenas 4% é doce, mas nem todo esse percentual é considerado adequado para o consumo humano. O Brasil possui a maior bacia hidrográfica do mundo, porém ultimamente vem sofrendo com uma crise hídrica, que atinge principalmente a região sudeste, que além de afetar a população, está causando muitos prejuízos para a indústria e a agricultura da região. Por outro lado, na região norte, nos estados do Acre e de Rondônia, as enchentes são o problema enfrentado pela população, essas cheias dos rios, ocorrem principalmente devido ao derretimento excessivo das geleiras na Cordilheira dos Andes, onde localizam-se as nascentes desses afluentes e assim acaba elevando o nível da água.
Portanto, as mudanças climáticas no planeta atingem os indivíduos de diversas formas e o único jeito de tentar amenizar essa situação, é a prevenção. As ONG's devem fazer programas para a população sobre a conscientização ambiental dos oceanos, que devem ser aplicados principalmente nas escolas. Os governos estaduais devem criar mais reservatórios de água, a fim de evitar crises hídricas que causam vários prejuízos para a economia e a mídia deve utilizar propagandas para mostrar os efeitos do aquecimento global no mundo e assim através das consequências desse fenômeno mobilizar a população em prol da natureza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018