Título da Redação: O Brasil frente as mudanças climáticas.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Keity Silva


O planeta terra vem sofrendo intensas mudanças climáticas.Entre os vários fatores para essa consequência, a ação humana tem sido crucial.Infelizmente, no Brasil os constantes gases lançados na atmosfera,o aumento da poluição nos rios e a falta de preservação dos recursos naturais vêm aos poucos proporcionando para a extinção da sua própria espécie.Contudo, é necessário uma cautelosa discussão a fim de se propor ações que ajudem o país enfrentar os desafios desse novo cenário.
É preciso, em primeiro lugar, lembrar de que a terra passou por vários estados climáticos como as eras de extremo calor e de resfriamento .Felizmente, bilhões de anos depois o planeta, tornou-se compatível para o surgimento da vida. No entanto, com a forte ação antrópica por meio dos desmatamentos, da poluição e dos intensos produtos químicos como, por exemplo, o dióxido de carbono lançado no ar desde do século XVIII, com a Revolução Industrial estão provocando consequências. A exemplo disso, é a alteração no processo natural de aquecimento da terra, isto é, a temperatura estar acima da normal. Além disso, as constantes secas e o aumento no grau de acidez nos solos e nos oceanos estão cada vez mais frequente.
Diante dessa conjuntura, o Brasil tem enfrentado terríveis mudanças climáticas. A prova disso é que, no ano de 2005, na Amazônia ocorreu uma terrível seca provocando a mortandade de muitos peixes; Já em 2006,em Santa Catarina a população presenciou uma grande estiagem acarretando também a morte de muitos animais e por fim em 2015, a diminuição dos níveis pluviométricos na região sudeste atingiu uma situação drástica, em consequência disso ocorreu um preocupação nacional: A necessidade de diminuir o desperdício desse liquido precioso e da importância de incentivar a preservação do meio ambiente.
Portanto, diante do que foi exposto, é necessário uma ação do Estado, por meio do aumento de fiscalizações e multas mais rígidas em caso de desmatamento no bioma amazônico. Além disso, a implantação de projetos e campanhas educativas nas escolas e nas comunidades, será essencial para despertar a consciência de que pequenos atos, como utilizar os transportes públicos e a economia da água em casa será fundamental para preservação do planeta.Se isso for implantado conquistaremos uma sociedade consciente e asseguremos o futuro das novas gerações.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018