Título da Redação: O grandeza do Brasil frente a dinâmica global

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A grande extensão territorial do Brasil, tanto em latitude quanto em longitude, faz com que ele possua uma enorme heterogeneidade morfoclimática, que, apesar de ser benéfico para o aumento da biodiversidade, torna o país mais frágil frente as mudanças climáticas. Neste contexto, as desigualdades sociais, a crescente interferência do homem na natureza e a falta de políticas preventivas, fazem do Brasil um grande alvo dos intempéries causados pelas mudanças climáticas.
As disparidades econômicas regionais do Brasil faz com que a possibilidade de recuperação ou prevenção em determinadas áreas seja maior que em outras. No nordeste, por exemplo, a seca causa danos que no sudeste, por ser uma região mais desenvolvida, seriam mais facilmente amenizados. Todavia, a crescente urbanização torna essas áreas desenvolvidas, como São Paulo e Rio de Janeiro, propensas à constantes desastres naturais em decorrência do envolvimento do homem no ciclo natural da natureza. Por conseguinte, por serem áreas centrais no país, os recursos gastos para remediação de desastres afetará a economia de diversos outros Estados.
Prova desse dinamismo é a diminuição da vazão de alguns mananciais no ano de 2015 no Brasil, que diminuiu o potencial energético das hidrelétricas e consequentemente aumentou o preço da energia em todo o país. Em contrapartida, rios na Amazônia provocam grandes enchentes, a arenização do solo do sul acarreta sua gradual inutilização, a poluição de águas inviabiliza sua potabilidade e a degradação de solos retira seu caráter produtivo. Ou seja, a grande variedade de problemas ambientais vistos em território brasileiro faz com que mudanças globais como o aquecimentos global o atinjam de diferentes formas, necessitando pois de diversos recursos e sistemas de remediação.
O governo brasileiro precisa investir e financiar estudos sobre os efeitos das atuais mudanças climáticas globais no Brasil, bem como financiar o desenvolvimento de tecnologias de apaziguamento dos efeitos negativos. Da mesma forma, universidades e escolas devem estimular o potencial de seus alunos com estrutura e conhecimento para pesquisa. Por fim, a mídia deve se responsabilizar por informar a população sobre as atuais mudanças climáticas mundiais, seus efeitos no Brasil, futuras projeções, e meios de reduzir os impactos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018