Título da Redação: O Homem Civilizado e o Meio Ambiente ferido.

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Raquel Pena


Indubitavelmente o ser humano prejudicou e tem prejudicado o meio em que ele se insere. Por este motivo, ultimamente, tem se levantado questões a cerca da sustentabilidade do meio ambiente. Projetos para conscientização da prezervação da natureza tem se tornado assuntos bastante comuns. Eco92, Rio+20 realizados no Brasil, foram destaque mundial. Porém, será que o homem brasileiro atual, após tantos projetos trabalhados na sociedade, finalmente se conscientizou ?
Deve-se compreender, inicialmente, que o homem moderno após as inovações técnológicas, tem gerado problemas à natureza. Revolução Industrial, Globalização, o Mundo Moderno, tem contribuido para o desmatamento e a poluição em sua plenitude. Estes problemas ocasionam danos que muita das vezes são irreversíveis. A natureza tem clamado por cuidados que o homem civilizado parece desconhecer.
Geralmente quando se fala em preservação da natureza e em sustentabilidade do meio ambiente, a minoria da população sensibiliza-se, enquanto a outra parte acha que o meio ambiente é capaz de se "virar" sozinho. Parece que as pessoas apesar de saberem da prejudicialidade ocasionada pelo homem na natureza, não entendem qual a dimensão dos problemas, danos e riscos que a humanidade fica sujeita quando a mesma fere o meio ambiente.
Nessa perspectiva, fica claro que é necessária urgentemente que o homem moderno mude não só seus pensamentos, bem como, as suas atitudes! Para que haja uma mudança radical, é de suma importância que ocorra também a interação do governo em ações mais firmes, que fiscalizem de maneira eficiente, penalizando a cada cidadão que ferir o meio ambiente. Como dizia Hobbes, " o homem é o lobo do homem". Portanto, mecanismos para orientar e punir se necessário, com relação à natureza, são essenciais para que o homem não se torne, ao mesmo tempo, predador e presa de sua própria espécie.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018