Título da Redação: O homem contra o próprio homem

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Lara Aragão


Com a expansão do capitalismo e a Revolução Industrial, típicas do mundo contemporâneo, adversidades como o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio vieram à tona. No Brasil, a variação das temperaturas médias e dos índices pluviométricos são um problema crônico, causando secas, alteração e diminuição das safras e da produção em geral.
A gradativa destruição das maiores florestas brasileiras, a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica, traz expressivas variações climáticas para o país. Isso ocorre por causa da influência direta da evapotranspiração das florestas nos índices pluviométricos não só de seus arredores, mas também no clima de regiões mais afastadas, devido ao movimento das massas de ar. As secas da região Sudeste, região tipicamente úmida são um espelho da ação antrópica por meio, principalmente, do desmatamento.
Diante disso, levando em consideração as variações climáticas oriundas da contemporaneidade, a época da safra de certas frutas, legumes e vegetais em geral pode ser alterada, causando um possível desequilíbrio econômico, aumentando o preço dos alimentos e prejudicando a sociedade como um todo. Além disso, a ação antrópica no meio ambiente, por meio da intensificação da queima de combustíveis fósseis por indústrias, usinas e automóveis, causa problemas respiratórios como bronquite, rinite e asma, lotando os hospitais dos grandes centros, principalmente no inverno, além de outros problemas como a chuva ácida e o aumento do efeito estufa.
Em decorrência desse cenário de mudanças climáticas enfrentado pelo Brasil, cabe ao Governo Federal a adoção de políticas públicas como a instalação de cisternas para a população mais carente, evitando que esta sofra com a falta de água, além fortalecer a legislação de proteção ambiental, com a intensificação da fiscalização nas indústrias , para um maior controle dos níveis de poluentes liberados, e nas florestas, impedindo o desmatamento. Aos desobedientes, devem ser impostas severas multas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018