Título da Redação: O ouro escasso

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Paulo Lopes


A sociedade mundial vem sofrendo com a falta de água no planeta.Embora o Brasil seja detentor do maior rio de água doce do mundo,no entanto vem sofrendo com a crise hídrica por algumas décadas,a exemplo do nordeste e recentemente,a região sudeste.
No Oriente Médio,a água já foi alvo de conflito,e isso é também eminente para o resto do planeta.Nos EUA,
também sofre com a falta de água,porém,a distancia e a distribuição irregular faz com que isso agrava cada vez mais no planeta.No Brasil,temos o maior rio de água doce do planeta,o que significa 12% de água para consumo,no entanto,essa água é distribuída de forma desigual.
Na região norte temos o maior curso d,água,enquanto a população é a menor do país,o que é inverso no sudeste,temos a maior população e os menores cursos d,água.
Um dos grandes problemas da falta de água apesar da seca como o nordeste,é a falta de planejamento para encarar o problema da água.Apesar do sudeste ser a região mais industrializada,isso fez com que fosse destruindo as bacias ciliares dos rios que cortam a região,e gerando problemas,pois a água dessa região tem que encarar a distancia para chegar até a população com qualidade,e isso gera transtornos e impactos ambientais,pois também acabam destruindo o meio ambiente para buscar água em outras regiões.
Outro fator que destrói o ambiente é a urbanização descontrolada e também as grandes industrias,pois sem planejamento e sem saneamento básico,jogam seus dejetos nos rios e acabam matando suas nascentes e afeta gravimente o lençol freático e o meio ambiente.A falta de água em São Paulo é um retrato que não basta só investir em industrias,é preciso investir também no meio ambiente.
A solução seria uma política de proteção ambiental consciente e também investimento em saneamento básico por parte do governo.O povo precisa não desperdiçar a água,fazer o uso necessário e criar projetos para enfrentar a seca,assim como em algumas regiões do nordeste fez.Ou o povo proteja o meio ambiente,ou perderemos nosso ouro liquido a água.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018