Título da Redação: O Paraíso está mais quente!

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por João Rocha


Desde os tempos coloniais, muitos estrangeiros e até brasileiros tem do Brasil uma ideia equivocada-um paraíso tropical, livre de catástrofes naturais-, infelizmente essa visão se restringe ao campo da ilusão. As terras tupiniquins sofrem e intensamente com as ações antrópicas.
No Brasil, vários são os casos de anormalidades climáticas, intimamente relacionadas ao desequilíbrio ambiental causado pelo homem. Regiões como o Polígono das Secas no nordeste, onde teoricamente os livros alegam que deveria chover por dois meses, está passando por estiagens que chegam a dois anos de duração. E mesmo assim, mudar os dados dos livros didáticos de geografia não é algo racional neste momento, afinal, as mudanças climáticas continuaram a ocorrer.
Emissões de gases poluentes, impermeabilização do solo, desmatamentos desenfreados e várias outras barbáries cujo o sistema capitalista prega serem necessárias para o progresso são uma triste realidade, que acarretam em prejuízos a nível nacional e global.
A agropecuária, principal ramo econômico de nosso pais(as vezes tratado como único) é responsável pela maior parte do desmatamento da Amazônia Legal. As consequências desse processo podem ser explicadas pela Ecologia, e os cenários atual e futuro não são nada empolgantes. Hoje já sentimos a falta da umidade antes produzida por nossa maior floresta, vide crises hídricas por todo o país, em especial o Estado de São Paulo. Para algumas décadas a frente, espera-se um aumento de até quatro graus Celsius.
O mais desolador é saber que possuímos um potencial enorme para extrair sustentavelmente os recursos que precisamos, tais como energia, combustível e água potável. Mas o que fazemos?, poluímos rios com nosso lixo e nossas doses exageradas de fertilizantes , desmatamos as porções vegetais, e preferimos usar termelétricas em vez de usinas eólicas para suprir nossas necessidades. Ou seja, o Brasil anda na contra-mão do que realmente deveria. Deveríamos ouvir a José Saramago, " Se podes olhar, vê, se podes ver, conserta".
Mediante a isto, é preciso que Busquemos as mudanças primeiramente no âmbito nacional, enfrentar o problema com a seriedade que ele merece, cobrando de nosso governo mais responsabilidade com nosso recursos naturais. Instituições governamentais tem por função fiscalizar e gerir da melhor forma os bens nacionais. Além disso, a escola e a mídia, devem cumprir seu papel social, educando a população acerca de medidas simples como a economia de água, ou a plantar uma árvore. Desse modo, será possível suavizar séculos de erros não somente brasileiros, mas sociais, um Brasil mais sustentável é possível, mas não se construirá sozinho.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018