Título da Redação: Os brasileiros e a natureza

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Carol Vou passar em MED


A conferência de Estocolmo, 1972, foi o primeiro grande evento sobre o meio ambiente realizado no mundo. As mudanças climáticas chamavam a atenção do planeta, que estava se tornando cada vez mais quente. Já em 1992, ocorreu no Rio de Janeiro a ECO-92, evento que também chamava a atenção do mundo sobre a relação desigual entre o homem e a natureza. Promover a conscientização da população sobre o meio ambiente, além de incrementar o desenvolvimento sustentável no país: eis o desafio do Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

É necessário estabelecer, primeiramente, a influência da humanidade nas mudanças climáticas. É sabido que na história do planeta, a Terra já passou por fases de aquecimento e resfriamento, como a Era Glacial. Entretanto, a atividade humana, principalmente, após a primeira revolução industrial, intensificou esse processo de variação climática do planeta. Embora o Brasil não tenha participado, conjuntamente, das primeiras revoluções industriais, é necessário incrementar o desenvolvimento sustentável no país afim de integrar economia, a sociedade e o meio ambiente, para assim preservar nossa biodiversidade e o planeta.

É válido considerar, também, a importância do diálogo com a população nesse processo. Em 2012, ocorreu no Rio de Janeiro o evento mundial Rio+20 e paralelamente a Cúpula dos Povos – evento no qual a sociedade civil e os movimentos ambientais discutiram sobre as alterações climáticas, uso dos recursos naturais e sobre o consumo na sociedade. Sendo assim a discussão sobre as mudanças climáticas já está inserida no Brasil, contudo não atingem uma grande parcela da população, que continua vivendo como se os recursos naturais fossem inesgotáveis e como se o consumo exacerbado não influenciasse na dinâmica do planeta.

Fica evidente, portanto, que o desafio enfrentado pelo Brasil no panorama ambiental global é promover o desenvolvimento sustentável em parceria com as empresas e com o apoio da sociedade. Para que isso ocorra será necessário que o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente fiscalizem as grandes e pequenas empresas cobrando o cumprimento das leis ambientais. Além disso o Ministério do Meio Ambiente deve buscar parcerias com as Universidades para que projetos de extensão sejam realizados, como palestras e oficinas sobre o consumo consciente e sobre a conscientização dos problemas ambientais locais e globais. Sendo assim o Brasil poderá contribuir para amenizar a combate desigual entre brasileiros e natureza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018