Título da Redação: Os custos do desenvolvimento

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luan Vieira


Desde a revolução industrial e o inicio da globalização, o ser humano adotou uma postura de consumo inconsequente, fato que refletiu diretamente no equilíbrio climático e nas relações entre o homem e o meio em que ele vive. As emissões de gases poluentes, o desmatamento e o avanço das industrias e das grandes cidades são as grandes causas do descontrole no clima que afeta o planeta em sua totalidade.
No Brasil, o cenário não poderia ser diferente, a má distribuição populacional e as lacunas nos sistemas de abastecimento, que já não acompanha a demanda, nos permite constatar que a imoderação no clima será o grande desafio do país nas próximas décadas. Devido a nossa diversidade ambiental, cada região apresentará diferentes alterações, ou seja, distintas manifestações climáticas extremas, tais como a desertificação da região nordeste, furacões no sul, a perca da fauna e da flora nativa e a elevação da temperatura em todo o país, segundo aponta o Relatório do clima do Instituto nacional de pesquisas espaciais.
As políticas de incentivo ao consumo, que impulsionaram a industria brasileira especialmente nas ultimas décadas, em companhia do desmatamento na floresta amazônica e da ausência de consciência ambiental, já mostram os seus efeitos, sendo as principais causadoras das alterações feitas pelo homem no território nacional.Como consequência da crise hídrica em 2014, houve a sobrecarga da matriz energética brasileira, o que levou a sociedade a recorrer a outras formas de obter energia uma vez que as hidrelétricas que já não conseguia abastecer toda a população, A forma mas viável e não passageira, foi a construção das termelétricas, que já são as principais emissoras de gases poluentes , superando ainda a taxa de emissão por desmatamento.
Portanto, o momento vivido pela nossa sociedade é de refletirmos a cerca dos custos do que chamamos desenvolvimento, juntamente com as comunidades internacionais, procurando uma forma de amenizarmos os efeitos do crescimento da população e dos reflexos do estilo de vida do homem na natureza e juntos melhorarmos a gestão dos recursos disponíveis diante do fato de já não atenderem a demanda e procurarmos saídas como o protocolo de Kyoto. No Brasil, as multas por excesso de consumo e um código ambiental mais rígido, juntamente de obras de estrutura nos sistemas de abastecimento, assim como campanhas educacionais para a conscientização da população ainda com uma parceria mais forte entre Estado, Industria e sociedade, são medidas que deverão ser adotadas. Somente desta forma, poderemos garantir no futuro, um país que vive em harmonia com o que o torna gigante, sua natureza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018