Título da Redação: Os meios atrelados aos fins

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Matheus Antunes


Há séculos atrás, Nicolau Maquievel pregava a ideia de que os fins justificavam os meios. Hoje, tal afirmativa parece se fazer presente no setor produtivo e econômico, que traz incessantemente atividades industriais e tecnológicas utilizando-se de métodos nada sustentáveis. Com isso, mudanças climáticas globais negativas surgem e o Brasil, nesse panorama, deve se preocupar com potenciais consequências econômicas, sociais e ambientais adotando medidas na conjuntura desenvolvimentista do país para vislumbrar um futuro melhor.

Em primeiro lugar, é preciso apontar a ideologia consumista presente tanto na sociedade quanto nas áreas produtivas em função do capitalismo desenfreado. O uso de recursos naturais desmedido a favor da elaboração de bens e serviços culmina em atos que desequilibram a natureza, como desmatamento, poluição, queda da biodiversidade além da própria extinção de recursos fundamentais. É importante notar que essa utilização desmedida está voltada a atender uma população consumista, que colabora para a promoção de uma lógica insustentável de desenvolvimento cada vez maior.

Assim, cabe apontar que inúmeros problemas de ordem social e econômica surgirão e abalarão as estruturas do nosso país se nenhuma medida for tomada. Possíveis secas, deslizamentos de terra e desertificações trarão um pane social ao amplificar a péssima hierarquia urbana com fluxos migratórios intensos, colaborando à desigualdade social. Além disso, uma crise energética, devido a escassez de recursos convencionais, como água e petróleo, e agrícola, poderão desenvolver problemas em diversos cenários da estrutura sócio-econômica do Brasil, gerando, por exemplo, fome e desequilíbrio no comércio.

Fica evidente, portanto, que o Brasil necessita de uma adoção de medidas que o guie no desafio enfrentado devido as mudanças climáticas. A criação de um órgão político que cuide de um planejamento tecnológico sustentável, implementando o uso de energias limpas e renováveis, e que crie e fiscalize leis que preguem éticas ambientais nas relações industrais e comerciais é essencial. Somadas a isso, disciplinas educativas às crianças nas escolas sobre o meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente devem estar ativas, garantindo a formação de uma geração consciente e sustentável. Desse modo, vemos a necessidade existente de unir os fins aos meios , rompendo com uma visão maquievélica em nossa evolução.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018