Título da Redação: Os quadros climáticos e seus problemas

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bruna Areas


Seca, deslizamento de morros, temperaturas elevadas, derretimento das geleiras, avanço do nível do mar para as encostas e ciclones são alguns dos problemas ambientais enfrentados pelo homem no mundo. Estes problemas ocorrem devido as alterações nos quadros climáticos contemporâneos que podem ser vistos como consequência da industrialização.
A partir da primeira Revolução Industrial, algumas facilidades foram introduzidas na vida do homem. O uso de carros, por exemplo, foi uma dessas facilidades. Porém, no transito de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, observa-se engarrafamentos, pois há um grande uso individual de automóveis. Isso torna o transito mais lento, polui mais e aumenta a temperatura ambiental.
Além disto, o desmatamento também é uma das causas das mudanças climáticas, já que quanto menos árvore, menos fotossíntese será realizada. A fotossíntese é o processo de obtenção de energia das plantas através do gás carbônico (CO2) e luz solar. Assim, é possível perceber que a redução de árvores acarreta no aumento de um dos gases do efeito estufa, o CO2.
Outro grande gerador dos problemas ambientais são os portos e indústrias, já que estes causam desmatamento quando implantados e poluem quando instalados. E há ainda as diferenças sociais, que levam a segregação espacial: sem ter condições para construir nos grandes centros industriais devido a especulação imobiliária, ocorre a favelização, que consiste na construção de casas em locais inapropriados, como morros, o que agride a natureza.
Vê-se portanto que o Brasil enfrenta desafios nas mais diversas áreas e que todos levam a danos ambientais. Em relação ao transporte, o governo Brasileiro deve modificar as rodovias, priorizando transportes coletivos com preços vantajosos nas passagens e conforto adequado. Quanto ao desmatamento, se faz necessário que o mesmo se torne crime inafiançável tanto quando há destruição de reserva ambiental, bem como quando não há replantação das árvores. Já as indústrias devem introduzir energias limpas, como solar e eólica, para que haja redução na emissão de gases poluentes. Para que as indústrias se adequem a isto, o governo brasileiro deve realizar incentivos fiscais. Por fim, quanto a segregação espacial, faz-se necessário a realização de reforma agrária, para que as terras concentradas na mão de poucos, possam ser utilizadas como local para remanejo das pessoas que vivem em locais inapropriados. Com a concomitância dessas ações, o Brasil alcançara uma melhor qualidade de vida com minimização dos problemas ambientais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018