Título da Redação: Planeta à beira do colapso

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Mariane Vieira


Desde a Revolução Industrial, gases de efeito estufa (GEE) começaram a ser lançados na atmosfera em maior quantidade e frequência. Com o passar do tempo, o avanço tecnológico fez com que essas emissões aumentassem significativamente, trazendo novos desafios aos governos e às sociedades, referentes às mudanças climáticas no Brasil e no mundo.
É preciso inicialmente observar que, segundo a NASA, o planeta está à beira do colapso. O crescimento populacional, as mudanças climáticas e o consumo desenfreado de recursos naturais e bens materiais, são os principais responsáveis por esse possível desastre, já que, se, hoje, todos adotassem o estilo de vida dos americanos, seriam necessários cinco planetas para suprir as necessidades da população.
Além disso, no Brasil, o alto índice de desmatamento da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, tem trazido grandes consequências para o país, como, por exemplo, secas prolongadas no Nordeste; meses sem chuvas no estado de São Paulo; chuvas fortes em centros urbanos, causando enchentes; elevação na temperatura média em todo o país; problemas com o plantio e colheita de diversos alimentos, gerando possíveis problemas econômicos; entre outros, fazendo a população sofrer de diferentes maneiras de acordo com cada região.
Portanto, em escala mundial, é necessária a criação e manutenção de políticas e acordos que controlem a emissão de GEE; controle da taxa de crescimento populacional; e diminuição na dependência e consumo de recursos naturais e bens materiais. Já no Brasil, além dessas medidas, é preciso fortalecer a legislação de proteção ambiental, fiscalizando áreas de possíveis desmatamentos e punindo quem não cumprir a lei; em regiões de secas prolongadas, criar reservatórios de água para a população, evitando que famílias nordestinas sofram com a falta de chuvas; programas de educação ambiental nas escolas também podem contribuir para a reversão, a longo prazo, desse quadro crítico do cenário brasileiro.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018