Título da Redação: Plantar e Colher

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Hugo Melo


Com o aumento do consumismo na era contemporânea, há o uso desenfreado dos recursos naturais. Isso vem acarretando uma série de mudanças climáticas preocupantes. Entre estas mudanças estão: aumento da temperatura média em diversas regiões do globo, danos na camada de ozônio, maior incidência de desastres naturais (como tornados e furacões), etc. Diante deste cenário, o nosso país é um dos que podem sofrer péssimas consequências.
Um dos problemas enfrentados no Brasil, que já preocupa atualmente, é a seca no Nordeste. Atualmente, devido a características climáticas naturais da região e devido a relativa distância de recursos hídricos, várias famílias do nordeste passam por uma situação de escassez de água potável. Essa escassez leva a uma considerável perda de qualidade de vida dos habitantes, que ajuda a tornar o Nordeste uma das regiões brasileiras com pior Índice de Desenvolvimento Humano. Com o mal uso dos recursos naturais, essa crise pode se agravar, tornando a situação ainda pior.
Além no Nordeste, até regiões economicamente mais favorecidas, como o Sudeste, sofrem as consequências das mudanças climáticas. O Rio de Janeiro, citado em uma música popular como "Rio 40 graus", vem aumentando cada vez mais os registros do termômetro no verão, se tornando quase um "Rio 50 graus".
Diante de todas essas mudanças, é preciso tomar várias iniciativas para frear este quadro de descaso com a natureza. Um das possíveis atitudes seria o aumento de fiscalização nas áreas mais atingidas pelo desrespeito ecológico. Na Amazônia, onde há um grande índice de desmatamento (que contribui diretamente para o aquecimento global), uma maior fiscalização levaria à inibição de criminosos que tiram recursos da natureza de forma não-sustentável.
Uma outra solução, que ajudaria diretamente no problema da seca no Nordeste, seria a construção de piscinas artificiais nas residências mais afastadas da área urbana. Essa atitude já vem sido tomada em algumas metrópoles, mas ainda não foi adotada justamente nas área mais carentes. Nesta situação, pequenos reservatórios armazenam água da chuva, que podem ser usadas posteriormente para consumo próprio após processo de filtração.
Adotando soluções sustentáveis e agindo de forma consciente, é possível reverter a tendência de calamidade climática que se projeta no nosso futuro. De acordo com o ditado popular, a gente colhe o que planta. Desta forma, é necessário plantar respeito à natureza para colher frutos doces e harmoniosos com nosso estilo de vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018