Título da Redação: Poupar é a solução

Proposta: O desafio enfrentado pelo Brasil no cenário das mudanças climáticas globais.

Redação enviada há mais de 3 anos por Roberta Maria


Na fase do Capitalismo Industrial ocorreu o auge da busca por matéria prima, mercado consumidor e mão de obra com o objetivo de aumentar a produtividade e obter lucros. Apesar da acumulação de capital, começava- se também a exploração do meio ambiente, por meio da extração da matéria prima e posteriormente da emissão de poluentes, através da combustão para gerar energia. Esses procedimentos foram essenciais para o desenvolvimento econômico de diversos países, desse modo os problemas ambientais tornaram- se generalizados. No Brasil, a situação também não é diferente, assim o país deve adequar- se mediante a problemática por meio de intensas modificações nos setores econômico, social e tecnológico.
Com o aumento populacional, houve a necessidade de maximizar a produtividade de bens de consumo, principalmente, nas áreas agrícolas e industriais. Apesar disso gerar disponibilidade de mão de obra, também proporciona mais geração de poluentes, como CO2, SO2, NO2, que são extremamente reativos e propiciam a formação da chuva ácida. Esta por sua vez, deterioriza o solo e as construções e contamina os lençóis freáticos.
Outro fator existente, é a necessidade de geração de recursos energéticos. Apesar disso demonstrar relativo desenvolvimento econômico do país, também exige modernização e tecnologia, setores que são precários no Brasil. Vale ressaltar, que não há uma variabilidade de fontes energéticas renováveis e sustentáveis, apesar de possuir matéria prima. Desse modo, percebe- se que não ocorre investimentos e pesquisas necessárias.
Ainda convém lembrar a questão do capitalismo exacerbado no Brasil. A maioria dos empresários visam explorar maciçamente os recursos naturais a fim de obter lucros. Eles não refletem acerca da escassez, dos impactos gerados tanto na natureza quanto na sociedade. Não é viável haver desenvolvimento econômico se não há qualidade de vida na população.
A fim de solucionar tal problemática, é necessário que o governo fiscalize as empresas que extraem recursos diretamente da natureza, para multar aquelas que não estão de acordo com as leis ambientes. Além disso, o governo deve investir na diversificação dos recursos energéticos. Em adição a esses, é fundamental que o governo explicite a real situação que o planeta Terra apresenta, com o objetivo de promover a reflexão e conscientização nos indivíduos. Assim, estes devem reduzir o consumismo, promover a economia de energia elétrica e de combustíveis por meio de caminhadas, uso de transporte coletivo e de bicicletas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018